Em evento com catadores, Lula diz que uso de paralelepípedos e ferros sob viadutos não tem 'sentido humanista'
Lula em encontro com catadores nesta quinta-feira (15) — Foto: TV Globo
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quinta-feira (15) do "Natal dos Catadores", que é organizado pela Associação Nacional dos Catadores em São Paulo. Lula mantém a tradição de se encontrar com a categoria há 19 anos, desde 2003.
Durante seu discurso, Lula se comprometeu com o Padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo e que estava no evento, que irá se encontrar com os moradores em situação de rua na capital paulista assim que tomar posse na Presidência.
"Padre, vamos ter que discutir como a gente dá legitimidade para os moradores de rua. Eu não sei se a prefeitura, em algum momento, teve a capacidade de pelo menos pesquisar e estudar a vida de cada mulher, homem, para saber por que foi para a rua. Faltando 15 dias para assumir a presidência, é um compromisso meu que vamos dar uma vida decente para o morador de rua que fica abandonado pelo viaduto de SP. Cuidar do pobre tem que ter muito coração".
"Agora, estão colocando paralelepípedos embaixo da ponte, criando obstáculos embaixo da ponte, colocando coisa de ferro para não ter espaço para vocês dormirem. Não é que eles não cuidam. É que eles não querem nem que vocês tenham direito de deitar embaixo da ponte. Não tem nenhum significado, nenhum sentido humanista, não tem nenhum sentido de paixão, de amor, não tem nenhum sentido de compreensão só porque vocês vivem nesse país".
Nesta terça-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou integralmente o projeto de Lei que visa barrar construções feitas para afastar pessoas do espaço público, como espetos pontiagudos instalados em fachadas comerciais, pavimentação irregular, pedras ásperas, jatos de água, cercas eletrificadas ou de arame farpado e muros com cacos de vidro.
No Congresso Nacional o projeto ficou conhecido como 'Lei Padre Júlio' por conta da atuação do religioso, que já quebrou a marretadas pedras instaladas em áreas públicas da capital para afastar a população em situação de rua.
O veto de Bolsonaro ao texto será enviado ao Congresso, que pode manter a decisão presidencial ou derrubá-la. Se os parlamentares decidirem restaurar a proposta, o texto é promulgado pelo próprio Congresso e se torna lei.
No discurso, Lula não mencionou o projeto de lei, mas afirmou que vai "mudar o decreto que tiver que mudar" para dar condições para a população de rua.
"Temos que ter uma preferência ética e moral com esse povo mais humilde que tem que ser olhado como cidadão e cidadã brasileiros. Vamos fazer o que tiver ao alcance, mudar o decreto que tiver que mudar. Não é possível que se juntar prefeito, governador e presidente a gente não tenha capacidade de olhar esse povo não como número, mas como ser humano que precisa ser tratado com respeito".
2 de 6 Lula no 'Natal dos Catadores' em São Paulo — Foto: TV GloboLula no 'Natal dos Catadores' em São Paulo — Foto: TV Globo
3 de 6 Natal dos Catadores em São Paulo — Foto: TV Globo
Natal dos Catadores em São Paulo — Foto: TV Globo
O encontro desta quinta começou por volta das 10h e também tem a participação de Gleisi Hoffmann, presidente do PT, o futuro ministro da Economia, Fernando Haddad, Marta Suplicy, o deputado eleito Eduardo Suplicy.
Além de catadores brasileiros, integrantes da categoria do Chile, Argentina, Colômbia e Panamá estão presentes.
Antes do discurso de Lula, o futuro Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, enfatizou sobre a missão dada para quando for ministro.
"Nessa campanha o presidente Lula fez outra promessa: ‘Haddad, Ministro da Fazenda tem que ter a única preocupação, que é colocar o pobre no orçamento e rico no Imposto de Renda’. Ele me convidou nessa tarefa. Vamos ter um país mais justo, que precisamos. Todo mundo precisa de uma oportunidade na vida".
4 de 6 Lula durante evento com catadores em São Paulo — Foto: TV GloboLula durante evento com catadores em São Paulo — Foto: TV Globo
Representantes dos catadores e população de rua também discursaram sobre as categorias e fizeram pedidos para o presidente eleito, entre eles a criação da Secretaria Nacional de População de Rua. Em seguida, foram entregues o selo chamado 'amigos dos catadores'.
"Estamos cansados de sermos tratados como lixo, apanhando da Guarda Civil Metropolitana, da limpeza urbana. São poucos os moradores de rua aqui dentro, eles estão no viaduto. Ninguém quer saber dos mais pobres. A aporofobia está matando o povo. Estou esperando que o Congresso Nacional derrube o veto do Bolsonaro sobre as intervenções na arquitetura hostil", disse o padre Júlio Lancellotti.
5 de 6 Lula participa do 'Natal dos Catadores' em SP — Foto: Reprodução/YoutubeLula participa do 'Natal dos Catadores' em SP — Foto: Reprodução/Youtube
6 de 6 'Natal dos Catadores' em SP — Foto: TV Globo'Natal dos Catadores' em SP — Foto: TV Globo
O que você está lendo é [Em evento com catadores, Lula diz que uso de paralelepípedos e ferros sob viadutos não tem 'sentido humanista'].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments