Abono salarial PISPasep: quem tem direito? Qual o valor? Veja as principais perguntas e respostas

Carteira de trabalho, Goiás — Foto: Divulgação/Sedec 1 de 1 Carteira de trabalho, Goiás — Foto: Divulgação/Sedec

Carteira de trabalho, Goiás — Foto: Divulgação/Sedec

Cerca de 24 milhões de trabalhadores que atuaram com carteira assinada em 2023 poderão sacar o 💥️abono salarial 💥️PIS/💥️Pasep (Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) entre 💥️15 de fevereiro e 💥️28 de dezembro de 2023. A estimativa é do 💥️Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador).

O 💥️g1 respondeu as principais perguntas sobre o benefício. Veja abaixo quem tem direito ao abono salarial, como é calculado, como o trabalhador pode consultar seus valores e as datas de pagamento para 2023.

Para receber o abono salarial em 2023, o trabalhador precisa se encaixar em 💥️todos os seguintes critérios:

💥️CNIs (Cadastro Nacional de Informações Sociais) há pelo menos 💥️cinco anos;Ter recebido, em média, até 💥️dois salários-mínimos de remuneração durante 2023;Ter exercido atividade remunerada durante, pelo menos 💥️30 dias consecutivos ou não durante o ano de 2023;Ter seus dados informados e atualizados pelo empregador no 💥️Rais (Relação Anual de Informações Sociais) ou no 💥️eSocial;

O abono salarial corresponde ao valor do salário-mínimo dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados. 💥️Veja na tabela abaixo as diferentes faixas de saque possíveis:

O calendário de saques do abono-salarial PIS/Pasep em 2023 já foi aprovado pelo Codefat: começa em 15 de fevereiro e vai até 28 de dezembro.

Para trabalhadores vinculados ao PIS, a data é estabelecida conforme seu o 💥️mês de nascimento. Já no caso dos vinculados ao Pasep, o 💥️dígito final do número de inscrição do trabalhador no programa é que determina o quando seu benefício será depositado.

💥️Veja o calendário para pagamentos do PIS em 2023:

💥️Veja o calendário para pagamentos do Pasep em 2023:

Para quem é vinculado tanto ao PIS quanto ao Pasep, as informações podem ser consultadas pela 💥️Central Alô Trabalho (telefone 💥️158) ou digitalmente, pela 💥️Carteira de Trabalho Digital💥️, disponível nas principais lojas de aplicativos.

💥️LEIA MAIS:

Para quem é vinculado 💥️somente ao PIS, é possível acessar as informações pelos aplicativos 💥️Caixa Trabalhador e 💥️Caixa Tem. Já para quem atua 💥️apenas no serviço público, o 💥️Banco do Brasil oferece as informações pela 💥️internet e pela 💥️central de atendimento telefônico💥(💥️4004 0001 para capitais e regiões metropolitanas ou 💥️0800 729 0001 para o interior).

No caso de trabalhadores vinculados ao Pasep, o benefício é concedido via 💥️Banco do Brasil. Quem tem conta na instituição recebe o crédito de maneira automática. Já os que não têm conta no BB podem sacar o valor via 💥️TED, sem custos, em terminais de atendimento do banco ou pela internet.

O PIS, por sua vez, é transferido ao trabalhador pela 💥️Caixa Econômica Federal. Os pagamentos são realizados, prioritariamente, via 💥️crédito em conta para quem é cliente do banco – a regra vale tanto para 💥️correntistas como para quem tem 💥️conta 💥️Poupança Social Digital.

Caso o trabalhador não tenha conta corrente ou poupança na Caixa e possua alguma restrição que impeça a abertura da Conta Poupança Social Digital, o saque é liberado em 💥️terminais de autoatendimento, 💥️casas lotéricas ou correspondentes 💥️Caixa Aqui – todas essas modalidades exigem o uso do 💥️Cartão Cidadão e senha. Saques sem cartão podem ser realizados em agências Caixa ou em lotéricas, desde que com 💥️documento de identificação e senha do Cartão Cidadão.

O que você está lendo é [Abono salarial PISPasep: quem tem direito? Qual o valor? Veja as principais perguntas e respostas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...