ONG que distribui quentinhas o ano inteiro promove ceia de Natal para pessoas em situação de rua no Centro do Rio
O grupo Só Vamos, uma organização sem fins lucrativos, desde o início da pandemia tem sido fundamental no combate à fome no Rio. No domingo (25), o grupo interditou uma rua, instalou mesas e cadeiras e sob uma tenda distribuiu uma ceia de Natal para pessoas em situação de vulnerabilidade social, no Centro.
Grupo, que combate a fome há dois anos, agora precisa de apoio para seguir ajudando a população em situação de rua.
O advogado e coordenador da ONG Só Vamos, Ronaldo Ferreira contou como foi o trabalho.
"Nós realizamos esse trabalho há dois anos, desde a pandemia e no Natal a gente precisava ter algo especial com mesa e cadeira. Para ter dignidade e comer sentado. Até extensão da nossa família para rua também", disse Ferreira.
A artesã Vera Lúcia vive nas ruas há dez anos, depois de enfrentar problemas familiares.
"Essa comida tem sabor de festa. Eu não tenho dinheiro na rua, não. Não dá, sou assalariada", disse Vera Lúcia.
Faltou lugar para tanta gente. O sem-teto Alessandro Ferreira se sentou no chão mesmo, na ceia. Mas sobrava gratidão. Sem a ceia, o Natal de Alessandro seria muito triste.
"Que Deus abençoe essas pessoas que ajudam nós moradores de rua. Maior presente de Natal, estou longe da minha família. Se não fosse eles, eu como comida do lixo", conto o sem-teto.
A voluntária Tamires Leite disse que a comida foi feita no capricho: arroz, frango, macarronese.
"Não é só a questão da alimentação, questão da energia positiva, tratamento deles, das equipes. E isso também tem outro significado, as crianças se distraem. Alimenta o copro e a alma, se torna um dia de Natal positivo", disse Tamires.
Além da ceia, outra fila se formou para receber outro presente com dignidade: um banho. Eles receberam um kit com toalha, sabonete e ganharam uma roupa de presente. E também teve corte de cabelo e barba.
O barbeiro voluntário Marco Lopes não sabia explicar sua satisfação.
"Fazer alguma coisa por alguém nessa situação, não tenho nem palavras para falar", disse o voluntário.
Para animar a festa teve até música ao vivo. O aposentado André Luís Ferreira se divertiu.
"Eu estou emocionado. Eu não vejo, mas eu sinto, eu gosto de arte, de cultura, de música, está no meu sangue.
E a camelô Andreia Nogueira complementou:
"Muito bom, ele perdeu a visão há quatro anos. E aqui eles ajudam as pessoas", disse Andreia.
As entregas da ONG Só vamos são semanais e só acontecem graças à dedicação de voluntários e apoio de parceiros. Mas eles precisam de ajuda para continuar distribuindo quentinhas o ano inteiro, como explicou a voluntária Andreia Carvalho.
"Toda essa mobilização precisa se estender por todo ano. A gente aprende muita coisa quando a gente faz esse tipo de trabalho. A coisa mais importante, a pessoa mais grata são as que menos tem", idisse a voluntária.
Ao final da ceia ainda teve distribuição de panetone. E em cada sacolinha, uma mensagem de Natal. "Feliz Natal, um 2023 cheio de esperança, amor, saúde e paz".
Quem quiser colaborar com o trabalho no grupo Só vamos pode entrar em contato pelo site ou pelo Instagram (@sovamos.rj).
O que você está lendo é [ONG que distribui quentinhas o ano inteiro promove ceia de Natal para pessoas em situação de rua no Centro do Rio].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments