Réveillon 2023 no Rio: trânsito em Copacabana fecha totalmente às 19h30; veja como chegar
No réveillon de 2023 queima de fogos em Copacabana terá duração de 12 minutos — Foto: Reprodução/TV Globo
Depois de dois anos, a Prefeitura do Rio volta a promover a festa de réveillon 2023 com palcos, queima de fogos e tudo o mais que tem direito. Não só em Copacabana, mas em outros oito pontos da cidade, haverá festa com palcos e queima de fogos.
Segundo o presidente da Riotur, Ronnie Costa, a expectativa é de que Copacabana receba um público estimado de 2 milhões de pessoas. Mas a expectativa é de que esse número seja superado, já que a taxa de ocupação nos hotéis da cidade já está em 90%.
O trânsito para acessar Copacabana será totalmente bloqueado às 💥️19h30, sendo que serão mantidas as interdições para a área de lazer a partir das 7h, na pista junto à orla, em Copacabana e Leme.
Às 💥️16h, a orla estará totalmente interditada nos dois sentidos. Às 19h30, haverá o fechamento de todos os acessos ao bairro.
A partir das 5h do dia 1º, os acessos à Copacabana serão liberados para todos os veículos. Mas a Avenida Atlântica seguirá interditada. Somente a partir das 10h, a pista junto aos prédios será aberta com mão invertida, como ocorre aos domingos e feriados.
A💥️ 💥️proibição de estacionamento na região começa às 💥️18💥️h de sexta-feira (30), incluindo diversas vias de Copacabana, a Rua Prudente de Morais e Avenida Vieira Souto, em Ipanema e vias de Botafogo.
A CET-Rio vai atuar com 195 agentes, entre operadores e apoiadores de tráfego, 39 motocicletas e 25 viaturas para garantir a fluidez do trânsito e coibir o estacionamento irregular. Serão utilizados 18 painéis luminosos para orientar os motoristas. Nove reboques estarão posicionados em pontos estratégicos.
Para garantir a ordem pública, a Seop vai atuar com 1.517 agentes em ações de ordenamento urbano e de trânsito, 124 veículos (entre carros e motos), dez reboques e dois caminhões. O secretário Breno Carnevale informou que operações para evitar que materiais e produtos sejam enterrados na areia da praia, começam a partir desta segunda-feira (26).
"Já começamos a conversar com os ambulantes sobre a proibição de venda de bebidas em garrafas de vidro e conscientização sobre os riscos que isso representa para as pessoas. Também esperamos contar com a consciência da população para a questão do estacionamento irregular. Temos reboques suficientes para a operação. E os donos dos veículos rebocados poderão retirá-los dos depósitos que funcionam de domingo a segunda, inclusive no dia 1º de janeiro", disse o secretário.
A Polícia Militar vai montar 💥️16 postos de revista com a utilização de💥️ detectores de metais e utilização de 💥️canhões de luz nas 30 torres de observação e cinco tendas de atendimento em pontos estratégicos da praia. Também serão fixados 13 pontos de interdição de trânsito nos acessos em Copacabana.
Para aumentar ainda mais a segurança para o público que vai acompanhar a virada de ano em Copacabana, a Rioluz instalou em cada poste da orla 13 pontos de luz, sendo 12 deles voltados para a areia e o mar e um para o calçadão.
Além dos 225 guarda-vidas que trabalham normalmente na orla, de Guaratiba ao Leme, o Corpo de Bombeiros vai atuar no réveillon com mais 500 homens extras e mais 32 viaturas para eventos como grandes incêndios e também ambulâncias. Drones estarão situados em pontos estratégicos para o trabalho de resgate, assim como um helicóptero vai sobrevoar a orla, do Leme a Guaratiba.
A partir das 19h30, só poderão circular por Copacabana ônibus e táxis. As linhas de ônibus e táxis que passam pelo Aterro do Flamengo só poderão usar a via até as 22h. Após esse horário, somente as linhas que funcionarão no Terminal Botafogo terão acesso à Enseada de Botafogo.
Para a volta para casa, dois terminais de ônibus - em Botafogo e Ipanema - vão funcionar a partir das 22h. O da Enseada de Botafogo (próximo ao Botafogo Praia Shopping) será para quem vai para: Centro, Rodoviária e alguns bairros da Zona Norte (Muda, Usina, Méier, Jacaré, Penha e Ilha do Governador).
Do terminal de Ipanema, com embarque na Avenida Vieira Souto e na Rua Prudente de Morais, partirão ônibus convencionais e executivos para bairros da Zona Oeste: Barra da Tijuca (Terminal Alvorada), Cidade de Deus, Recreio dos Bandeirantes, Pechincha, Piabas, Santa Cruz e Campo Grande.
O BRT funcionará nos horários habituais de sábado e de domingo, com o serviço reforçado das 16h às 22h, no sábado (31) e das 4h às 10h, no domingo (1º).
Os trens da SuperVia vão funcionar de acordo com a grade de horários de sábado e domingo. Sendo que a Central do Brasil vai fechar, das 21h15 do dia 31 à 1h do dia 1º para embarque
Quem for acompanhar a queima de fogos em Copacabana, só conseguirá embarcar no metrô com o bilhete especial, que a partir desta segunda-feira (26) começa a ser vendido exclusivamente na estação Carioca. Até domingo (25) já tinham sido comercializado 35 mil dos 158 mil colocados à venda.
Serão montados quatro postos médicos na orla, com 144 profissionais de saúde e 30 ambulâncias com UTI móvel. Os postos vão ficar na Avenida Atlântica, na altura da Avenida Princesa Isabel, da Praça do Lido, da Rua República do Peru e da Rua Bolívar.
A Comlurb vai montar o maior esquema especial de limpeza da história. Por toda a cidade contará com 4.456 garis, nos pontos de festa, que vão trabalhar com o apoio de 171 caminhões, entre compactadores e basculantes, 20 pipas d ́água para lavagem das vias com água de reuso, e mais 67 equipamentos, como pás mecânicas e tratores de praia.
Na véspera, no dia 31, será realizada a pré-limpeza com 376 garis e 15 compactadores. Foram montados quatro pontos de coleta seletiva: entre as Ruas Francisco Sá e Souza Lima, em frente à Rua Santa Clara, em frente à Avenida Prado Júnior, e em frente à Rua Anchieta.
A cidade espalhou por toda a cidade dois mil contêineres (laranjas) e mil caixas metálicas (cinza), sendo metade dos equipamentos em Copacabana.
A Comlurb promete entregar a praia limpa para os banhistas a partir das 10h do dia 1º de janeiro. Para isso, vai começar a operação de limpeza de Copacabana com 1.521 garis, 73 veículos e 24 equipamentos, às 6h.
A Operação Réveillon também estará presente em outros pontos da orla, como: Flamengo, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio, Prainha, Grumari, Praia de Sepetiba, Praia de Barra de Guaratiba, Praia da Bica na Ilha do Governador, Paquetá e Piscinão de Ramos.
Locais como Parque Madureira, Praça Santa Emiliana, na Penha, e Estádio Moça Bonita, em Bangu, também receberão a operação especial de limpeza. Para esses 16 pontos, serão disponibilizados 2.559 garis, que farão o serviço com o apoio de 118 veículos e 43 equipamentos.
Em Copacabana serão montados dois palcos. O Palco Copacabana, em frente hotel Copacabana Palace terá como atrações os shows de Zeca Pagodinho, Iza e Alexandre Pires, além da bateria da Acadêmicos do Grande Rio e DJs.
Já o Palco Carioca, em frente à Avenida Princesa Isabel, vai misturar o melhor da carioquice, com os shows de Mart'nália, Bala Desejo, Gilsons, Preta Gil, bateria da Beija-Flor de Nilópolis e DJs.
Na chegada de 2023, à meia-noite, o céu de Copacabana se iluminará com um espetáculo de 12 minutos de fogos e fundo musical. A prefeitura promete um espetáculo com mais grafismos inéditos e mais tecnologia, com brilhos e cores.
Eles serão disparados de dez balsas com um distanciamento de 25 metros entre elas. A grande festa, começa às 18h do dia 31 de dezembro e se estende até as 3h30 do dia 1º de janeiro de 2023.
Além de Copacabana, comemorações vão se espalhar por outros oito pontos da cidade:
💥️Flamengo - em frente à Rua Dois de Dezembro
💥️Ilha do Governador - Praia da Bica
💥️Madureira - Parque Madureira
💥️Paquetá - Praia da Moreninha
💥️Guaratiba - Praia da Capela
💥️Penha - IAPI da Penha
💥️Ramos - Piscinão de Ramos
💥️Sepetiba - Praia de Sepetiba
O que você está lendo é [Réveillon 2023 no Rio: trânsito em Copacabana fecha totalmente às 19h30; veja como chegar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments