Bancos de sangue de SP têm estoques baixos e precisam de doações; saiba onde e como doar

Doação de sangue — Foto: Reprodução do Jornal Nacional 1 de 1 Doação de sangue — Foto: Reprodução do Jornal Nacional

Doação de sangue — Foto: Reprodução do Jornal Nacional

O estoque de sangue está crítico em vários hemocentros da cidade de São Paulo. Uma situação preocupante já que a demanda aumenta nas emergências, principalmente, por conta de acidentes de trânsito ou nas estradas, que são mais frequentes quando o movimento de veículos aumenta.

A Fundação Pró-sangue, ligada à Secretaria Estadual da Saúde, está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina. Atende cerca de 100 instituições públicas da rede estadual, entre elas o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo e o Hospital Dante Pazzanese.

O médico da Fundação Pró-Sangue, Carlos Roberto Jorge, disse que há procedimentos cirúrgicos que não começam se não tiver sangue estocado. “Esse estoque é fundamental para a gente poder continuar salvando vidas”, afirmou.

Na Fundação, o estoque está em situação crítica para a maioria dos tipos sanguíneos: O negativo, O positivo, A negativo, B negativo e AB negativo. Estão em situação de alerta A positivo e B positivo.

Na Fundação Pró-Sangue é preciso agendar o horário da doação de sangue neste link. Lá você encontra mais informações e tira todas as dúvidas sobre regras para doar.

Já no Banco de Sangue de São Paulo, que fica no bairro do Paraíso e atende a 40 hospitais entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e particulares, os estoques estão 66% abaixo do ideal.

A pior situação é para os tipos O positivo e O negativo. Com o estoque de hoje, o banco tem sangue suficiente para uma semana, quando o ideal é ter uma margem de segurança para 18 dias.

E para quem tem dúvidas, o captador do banco de sangue de São Paulo, Ricardo Cortez Neto, esclareceu que “um dos principais pré-requisitos para fazer a doação é que estar em bom estado de saúde, comparecer com documento em mãos, e caso apresente sintomas de gripe ou Covid esperar 10 dias após o último sintoma”.

Para doar no Banco de Sangue de São Paulo não é obrigatório o agendamento de horário, e basta comparecer ao Banco de Sangue, localizado na Rua Tomás Carvalhal, 711 – Paraíso, que atende de segunda a sábado 07h às 18h (inclusive sábados, domingos e feriados).

Há estacionamento gratuito no local e para dúvidas, os telefones para contato são (11) 3373-2050 e o (11) 97117-3886

O que você está lendo é [Bancos de sangue de SP têm estoques baixos e precisam de doações; saiba onde e como doar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...