Haddad anuncia mais dois nomes para a futura equipe do Ministério da Fazenda
Futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anuncia Tatiana Rosito (centro) e Fernanda Santiago (direita) como secretárias — Foto: YouTube/Reprodução
O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), anunciou nesta quarta-feira (28) mais dois nomes que vão compor a sua equipe ministerial a partir do próximo ano.
Ele anunciou:
Antes, o futuro ministro já havia anunciado:
Com os anúncios desta quarta, os principais cargos dentro do futuro Ministério da Fazenda já foram preenchidos. Falta ainda anunciar os presidentes das estatais que ficarão sob o guarda-chuva da pasta.
Haddad afirmou que Fernanda e Tatiana foram indicações das próprias carreiras para ocupar o ministério. Segundo o futuro ministro, elas foram "muito bem" recomendadas e farão interface com outros ministérios e órgãos do governo federal
Ainda segundo Haddad, Tatiana Rosito vai para a Fazenda devido à sua experiência com a China.
"Tatiana morou dez anos na China. A última função que ela exerceu foi justamente em relação ao Banco do Desenvolvimento [dos Brics], atual NDB]. Então, estamos trazendo uma pessoa que tem larga experiência em China, em Brics", afirmou.
A indicação dela foi acordada com o futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Tradicionalmente, a secretaria de Relações Internacionais da Fazenda atua em parceria com o Itamaraty nas relações comerciais internacionais do Brasil.
A expectativa é que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anuncie nos próximos dias os nomes para a Caixa Econômica Federal e para o Banco do Brasil, que ficarão vinculados à Fazenda.
Também ficarão vinculads à pasta de Haddad os demais bancos públicos, como o Banco da Amazônia e o Banco do Nordeste. A exceção é o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que foi para o futuro Ministério da Indústria e Comércio.
A Fazenda deve herdar, ainda, as estatais Casa da Moeda e Serpro.
Tatiana Rosito é diplomata e economista. Atualmente atua como consultora do New Development Bank (NDB) em Xangai.
Trabalhou mais de dez anos na Ásia, onde serviu nas embaixadas do Brasil em Pequim e Cingapura. Ocupou, ainda, posto na Missão do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York, e foi Representante Chefe da Petrobras na China e Gerente Geral de Desenvolvimento de Negócios na Ásia entre 2017 e 2023.
Dentro do governo, já atuou como secretária executiva da Câmara de Comércio Exterior da Presidência da República (Camex) e como assessora especial dos Ministros da Fazenda e do Planejamento.
Integra, atualmente, o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), tendo sido fundadora do grupo de análise sobre a China.
Fernanda Santiago é servidora de carreira da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Atualmente, ela atua na defesa da União na Divisão de Acompanhamento Especial da 3ª Região.
Segundo o seu próprio perfil em uma rede social, é entusiasta de causas de inclusão social, feminismo e diversidade.
É especialista em Direito Público e Direito do Estado e mestranda em Direitos Humanos na USP.
No terceiro setor, colaborou com o Projeto Gauss, que prepara adolescentes com poucos recursos financeiros para universidades de ponta.
Compõe o Comitê Igualdade Racial no Grupo Mulheres do Brasil, sendo colaboradora do Projeto Aceleradora de Carreiras.
Atualmente, também integra a comissão de Igualdade Racial da OAB/SP e o conselho do ITRAB (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estudos para o Desenvolvimento das Relações Trabalhistas), além de ser representante eleita da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional no Conselho Superior da Advocacia-Geral da União.
Fernanda foi ainda, por 14 anos, policial rodoviária federal antes de ingressar na carreia da PGFN.
O que você está lendo é [Haddad anuncia mais dois nomes para a futura equipe do Ministério da Fazenda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments