Quer ter aumento de salário em 2023? Veja o que argumentar e como negociar
Aumento de salário — Foto: Divulgação
Após quase três anos de pandemia, ter um aumento de salário no ano novo é um dos principais desejos dos trabalhadores – principalmente em meio ao cenário de inflação, endividamento, juros altos e precarização do mercado de trabalho. Para os profissionais, o salário é a principal forma de reconhecimento do seu trabalho e a também principal causa de insatisfação no emprego.
Para Breno Paquelet, especialista em negociação pela Harvard Business School e autor do livro “Negocie sem medo”, é importante considerar que, além do cenário econômico e do momento das empresas, a questão salarial também é influenciada pela disponibilidade e qualificação dos profissionais. Ele lembra que a crise atingiu de forma diferente os profissionais, de acordo com sua qualificação.
💥️LEIA TAMBÉM:
Na luta pela sobrevivência das empresas, profissionais com histórico de resultados consistentes ganharam importância e acumularam funções, ainda que nem sempre acompanhadas de aumento salarial imediato.
Com a adoção do trabalho remoto, os profissionais puderam se candidatar a vagas em outras cidades. Nesse contexto, para o especialista, ainda existe espaço para a negociação salarial, principalmente para os qualificados e com bom histórico profissional.
"O contexto geral impacta, mas não define a empregabilidade e a possibilidade de negociação de acordos especiais com a empresa. Antes de se desesperar com os números absolutos, é preciso que o profissional analise mais profundamente as estatísticas, considerando seu perfil individual. Isso não significa que o profissional deve ignorar a realidade, mas entender qual é a realidade para seu perfil", observa.
💥️Paquelet elenca três fatores que são capazes de impactar a negociação salarial:
Para Paquelet, ao traçar estratégias de negociação, o profissional deve buscar formas mais amplas em um pacote total de remuneração e benefícios em vez de se restringir ao salário nominal.
O especialista explica que é preciso pensar em formas criativas de receber compensações que custem pouco para a empresa, mas tenham valor para o funcionário, como o pagamento de um curso, flexibilização no horário de trabalho, dias livres, formato de trabalho remoto ou híbrido, verba para refeição ou viagem, ser designado para projetos especiais, ser responsável pelo atendimento de um grande cliente, mudança de área na empresa ou até mesmo um título mais relevante para o seu cargo.
"Tentar negociar um formato que combine remuneração fixa com variável sobre novas receitas ou resultados gerados pode ser vantajoso para o profissional e ter aprovação mais fácil da empresa, que em momentos de crise terá uma preocupação maior em onerar sua folha, mas pode ver com bons olhos a possibilidade de incentivar o profissional na busca por resultados adicionais", aponta.
💥️Use critérios objetivos para embasar o pedido
Segundo Paquelet, quanto mais subjetiva for a conversa sobre o aumento salarial, menores as chances de sucesso. A discussão girará em torno de atitudes, sentimentos e percepções vagas, que pouco contribuirão para a evolução. Prepare-se antecipadamente, com os seguintes passos:
💥️Não afronte
A negociação salarial é peculiar, pois demanda ainda mais habilidades para não prejudicar o relacionamento, já que as partes precisam continuar trabalhando juntas depois dela (na maioria das vezes em posição de hierarquia).
Entenda que, além da questão do salário, há questões emocionais envolvidas, como orgulho (gestor pode se sentir ameaçado), senso de equidade (preocupação de que seu salário fique muito acima dos seus pares ou muito próximo do de seu gestor, gerando descontentamento ou insegurança).
Considerando esses fatores, evite ultimatos (“é isso ou nada”), ameaças explícitas (“começarei a procurar outro emprego hoje”) ou afrontas (“só você não consegue enxergar”). Além de não contribuírem para seu aumento, essas táticas podem ainda colocar em risco seu emprego.
Ao mencionar propostas de emprego externas, faça de forma suave, citando que há sondagens ou propostas efetivas, mas que seu interesse é de continuar contribuindo na empresa e entregando os resultados, desde que considere que está sendo recompensado justamente por isso.
💥️Mapeie todas as partes envolvidas
Não pense de maneira simplista, considerando que as únicas partes envolvidas na negociação são você e seu gestor. Existem influenciadores diretos, indiretos e potenciais bloqueadores que devem ser considerados.
Tente pensar em pessoas de confiança dele que poderão ser consultadas na avaliação de seu aumento e faça com que suas realizações cheguem ao superior do seu gestor informalmente (seja em um papo de corredor ou através de alguém com acesso direto a ele), para que ele possa dar apoio ou pelo menos não vetar a questão.
Se identificar pessoas que por algum motivo sejam contra o aumento por questões subjetivas, tente sinalizar isso durante a conversa com o gestor, para que ele dê menos peso às opiniões delas.
💥️Argumente pensando nos ganhos para a empresa
Pense que a empresa vai decidir a favor do seu aumento pelos motivos dela (aumento de produtividade, justiça em relação à remuneração geral, motivação, possibilidade de aumento de receita ou proteção contra concorrentes).
Não use argumentos pessoais do tipo “preciso de dinheiro para viajar mais, reformar a casa, ajudar meus pais, trocar de carro”.
💥️Aceite várias formas de pagamento
Considere que, quanto mais formas de pagamento você aceitar, mais chances terá de ser pago. Pensar apenas no aumento em dinheiro pode gerar impasses – a empresa pode ter interesse em gratificar, mas ter restrições orçamentárias ou subjetivas para não fazê-lo.
Pense em formas criativas de receber compensações que tenham valor para você, como o pagamento de um curso ou MBA, flexibilização no horário de trabalho, home office eventual, verba para refeição ou viagem, apoio em pagamento de parcelas. Você vai se surpreender com a quantidade de benefícios que podem ser gerados em uma conversa colaborativa sobre possíveis compensações.
💥️Considere que a negociação é um processo com várias etapas
Não se frustre caso o aumento não ocorra na primeira conversa. Considere que apesar de você já estar com essa questão em mente há tempos, seu gestor pode ter começado a pensar nela após a conversa. Dê alguns dias (ou semanas) para que ele possa digerir o assunto e lembre-se de que nessa fase ele vai observá-lo mais que nunca (ou seja, não deixe que a insatisfação domine seu humor ou atitudes).
Para manter o fluxo do processo sem parecer inconveniente nem pressionar demais, acerte prazos específicos para que a discussão volte a acontecer, combinando métricas específicas que devem ser avaliadas na próxima conversa, com perguntas como: O que preciso entregar mais para merecer o aumento? Quais são minhas lacunas em relação aos meus pares ou superiores? Que traços de personalidade ou habilidades comportamentais preciso demonstrar mais ou aprimorar?
O que você está lendo é [Quer ter aumento de salário em 2023? Veja o que argumentar e como negociar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments