Ex-governador do Acre Jorge Viana vai presidir a Apex

Jorge Viana, ex-governador do Acre — Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado 1 de 1 Jorge Viana, ex-governador do Acre — Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Jorge Viana, ex-governador do Acre — Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, anunciou nesta sexta-feira (30) o ex-governador do Acre Jorge Viana como o novo presidente da Agência Nacional Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Jorge Viana foi prefeito de Rio Branco; governador do Acre por dois mandatos seguidos, de 1999 a 2006; e depois, em 2011, senador.

Em 2013, Viana foi escolhido como primeiro vice-presidente do Senado, pelo PT. Na época, Renan Calheiros (MDB-AL), presidia a Casa.

Ele é engenheiro florestal formado pela Universidade de Brasília (UnB) e professor de gestão pública.

Segundo a equipe do governo eleito, Viana "é um defensor de projetos de desenvolvimento sustentável e atuará para fortalecer a competitividade do Brasil nas novas fronteiras da economia, como a bioeconomia e a indústria 4.0".

O vice-presidente Alckmin anunciou também, Tatiana Prazeres, atual diretora de relações internacionais da Fiesp, para comandar a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Tatiana é servidora de carreira do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e ocupou o posto de secretária da Secex entre 2011 e 2013.

Possui graduação em direito e em relações internacionais. É mestre em direito pela UFSC e doutora em relações internacionais pela Universidade de Brasília (UnB).

O governo eleito infomou ainda que Tatiana atuou como conselheira sênior do ex-diretor-geral da OMC, o diplomata brasileiro Roberto Azevêdo. Foi reconhecida como Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial.

Esses são os primeiros nomes anunciados por Alckmin da sua equipe. O vice-presidente, que será o ministro da Indústria, não divulgou ainda quem ocupará a Secretaria Executiva da pasta.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que ficará vinculado ao MDIC, será chefiado por Aloizio Mercadante. O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou a indicação de Mercadante antes mesmo de alocar Alckmin na pasta.

O que você está lendo é [Ex-governador do Acre Jorge Viana vai presidir a Apex].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...