Governo anuncia bases do Cidade Integrada no Pavão-Pavãozinho e no Cesarão e retoma gestão de parte da Linha Vermelha
O governador Cláudio Castro (PL) anunciou nesta segunda-feira (2) as novas bases do 💥️Cidade Integrada, programa de ocupação policial e social em territórios dominados pelo tráfico e pela milícia no Rio de Janeiro que, na prática, está substituindo as Unidades de Polícia Pacificadora.
As próximas localidades atendidas serão o 💥️Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, e o 💥️Cesarão, em Santa Cruz — elevando para 💥️quatro o número de bases. Em novembro de 2023, o g1 já havia revelado que essas duas comunidades estavam na fila do programa.
O anúncio foi feito na posse do secretariado, no Palácio Guanabara. Castro não disse, porém, quando as bases serão implantadas.
Na mesma cerimônia, o secretário de Transportes, Washington Reis, disse que o estado retomou a gestão de parte da Linha Vermelha, no trecho entre a Ilha do Governador e a Via Dutra.
1 de 2 Favela Pavão-pavãozinho, no Rio de Janeiro — Foto: Mauro Pimentel/AFPFavela Pavão-pavãozinho, no Rio de Janeiro — Foto: Mauro Pimentel/AFP
Há um ano, Castro apresentou o Cidade Integrada, que começou pelas favelas do 💥️Jacarezinho e da 💥️Muzema, em um investimento inicial de 💥️meio bilhão de reais.
Na ocasião, o governador disse que o programa previa R$ 122 milhões para construção de casas e R$ 30 milhões para linhas de crédito, entre outras melhorias.
Em novembro, porém, o RJ2 mostrou que o tráfico tinha voltado ao Jacarezinho.
A previsão é levar o Cidade Integrada também para a Maré e para Rio das Pedras.
2 de 2 Cláudio Castro dá posse ao secretariado — Foto: Henrique Coelho/g1Cláudio Castro dá posse ao secretariado — Foto: Henrique Coelho/g1
No discurso após empossar seus auxiliares, Castro agradeceu os votos na eleição de outubro. “A população se manifestou de forma histórica. É um dever seguir o processo de diálogo que fundou as nossas ações”, disse.
Castro, em seu discurso, elogiou 💥️Nicola Miccione, chefe da Casa Civil, e o coronel 💥️Luiz Henrique Marinho Pires, secretário de Polícia Militar, além de saudar 💥️Heloisa Aguiar, titular da recém-criada Secretaria Especial de Mulheres. “Seguiremos no combate à violência contra a mulher”, afirmou Castro.
O governador também agradeceu ao ex-presidente Jair Bolsonaro. “Não posso deixar de reconhecer minha inteira gratidão a ele”, falou.
Washington Reis anunciou que o trecho da Baixada Fluminense da Linha Vermelha está agora sob administração do estado, o que considera “a pior parte”. “Madrugamos na limpeza, já vamos licitar asfalto, monitoramento, iluminação, sinalização. Desde 1994, quando foi inaugurada, nunca teve uma manutenção devida”, disse.
O ex-prefeito de Duque de Caxias também falou em levar o metrô até a Baixada Fluminense. “Vamos pegar firme no projeto da Linha 4, ampliar a Linha 2, levar o metrô para a Baixada.”
Reis afirmou que a Secretaria de Transportes vai reprimir o roubo de cabos da Supervia. “A gente vai colocar polícia em cima e vai ter que devolver o cabo. Acabou o negócio de roubo de cabo. Nós vamos de madrugada, aonde for, buscar esses cabos, com a polícia. E o trem não vai parar, o povo tem que trabalhar”, detalhou.
💥️Doutor Luizinho disse que a prioridade é diminuir as filas, principalmente nos setores de cardiologia e oncologia. “Tenho certeza de que, focado no que é área de atenção do Estado, a gente vai poder entregar mais para a população”, afirmou o secretário.
O secretário disse que há uma relação histórica com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ex-presidente da Fiocruz, e que o estado vai tentar resolver as filas. “Com cooperação com o governo federal, com os municípios, mas principalmente focando na alta complexidade”, emendou.
Luizinho também afirmou que a expansão do Instituto Estadual do Cérebro será concluída no primeiro semestre. “O Rio Imagem Baixada também tem previsão para ser entregue em 2023”, pontuou.
O que você está lendo é [Governo anuncia bases do Cidade Integrada no Pavão-Pavãozinho e no Cesarão e retoma gestão de parte da Linha Vermelha].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments