Barraqueiros que colocaram 'cercadinho' na orla serão multados e poderão perder a licença, diz prefeitura
A Prefeitura do Rio identificou💥️ 💥️23 cercadinhos irregulares entre Copacabana e o Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro, durante a virada do ano. Segundo a Secretaria de Ordem Pública (Seop), 💥️esse número pode aumentar.
O município 💥️começou a multar quiosques e barraqueiros e avalia até💥️ cassar a licença.
1 de 2 Corredor estreito entre dois cercadinhos no Leme — Foto: Eduardo Pierre/g1Corredor estreito entre dois cercadinhos no Leme — Foto: Eduardo Pierre/g1
"Infelizmente, alguns optaram por ganhar, talvez em uma noite, um dinheiro que seria menor do que eles ganhariam em 2023 e não vão porque, nos casos mais graves, a gente vai cassar o alvará", disse o secretário municipal de Ordem Pública, 💥️Breno Carnevale.
"Que fique registrado que a minoria não pode prejudicar outra parte trabalhadora que tem um histórico de relacionamento com a prefeitura e com o cidadão de bom atendimento e respeito a coletividade", emendou.
O secretário explicou por que a prefeitura não retirou as cercas na noite do réveillon.
"No dia 31 de manhã fizemos retenção de algumas grades, mesas, cadeiras, caixas, tudo de forma irregular na areia. No entanto, quando vai chegando perto da virada do ano, obviamente, o espaço vai ficando muito mais cheio, e existe, obviamente, uma dificuldade de circulação e até de apreensão dessas mercadorias, sem que isso coloque em risco a integridade física e a livre circulação de outras de pessoas que nada têm a ver com essa situação", disse.
A Associação de Barraqueiros diz que fez um trabalho de conscientização antes da virada do ano.
De acordo com a Prefeitura do Rio, durante o réveillon 540 multas foram aplicadas: a maioria por estacionamento irregular. Além disso, os fiscais retiraram 1.363 ambulantes irregulares.
2 de 2 Cercadinho chegou quase à beira d'água — Foto: Eduardo Pierre/g1Cercadinho chegou quase à beira d'água — Foto: Eduardo Pierre/g1
Não foi só festa a virada de ano em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ao menos, 💥️19 pessoas foram detidas e levadas à delegacia por suspeita de furto ou por desacato. Segundo a Polícia Militar💥️, cerca de 180 materiais, entre tesouras, estiletes e facas foram apreendidos.
Roubos e assaltos foram registrados durante a madrugada de domingo (1º), perto do palco principal, onde havia a maior aglomeração de pessoas. Os crimes aconteceram em toda a Avenida Atlântica.
Já o turista mineiro 💥️Juliano Silva diz que foi atingido por uma bala de borracha durante uma sequência de roubos que aconteceu na praia.
"Começou a ter um arrastão, acabei tomando uma bala de borracha no pé", lembra.
A TV Globo flagrou o momento em que um homem é agredido com chutes para ser roubado. A poucos metros outro ladrão puxa o cabelo de uma mulher e a empurra. A vítima chega a ir atrás do criminoso, mas não consegue recuperar o que foi roubado. O bando - que cometia crimes na orla - foge calmamente entre a multidão.
Uma van da Polícia Militar ficou lotada de pessoas detidas. A porta dianteira nem fechava.
Segundo a PM, diversas ações foram implementadas para evitar os crimes durante a virada do ano. A corporação disse que houve um aumento do efetivo.
"O réveillon de 2023 foi de muito trabalho. Implementamos diversas ações e aumentamos o efetivo em mais de 25%. Esse ano, implementamos ponto de bloqueio com revistas, arrecadamos aproximadamente 180 materiais, entre tesouras, estiletes e facas que poderiam ser utilizados para cometimento de crimes", afirmou o coronel Marco Andrade, porta-voz da PM.
O que você está lendo é [Barraqueiros que colocaram 'cercadinho' na orla serão multados e poderão perder a licença, diz prefeitura].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments