Paes diz que vai proibir Uber Moto no Rio: ‘Querem tirar dinheiro agora dos mototaxistas’
Eduardo Paes no BRT — Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio
O prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou nesta quinta-feira (5) que vai proibir o Uber Moto no Rio de Janeiro. A plataforma tinha lançado a nova modalidade na cidade e na capital paulista nesta manhã.
“Óbvio [que vou proibir]. Querem é tirar dinheiro agora dos mototaxistas”, disse Paes ao g1.
O prefeito disse ainda que, se a plataforma insistir, vai à Justiça.
A Prefeitura de São Paulo também se manifestou contra a modalidade e notificou a Uber pela suspensão dessas viagens.
2 de 2 Uber Moto em Presidente Prudente (SP) — Foto: UberUber Moto em Presidente Prudente (SP) — Foto: Uber
Em nota, a plataforma informou que “já oferece viagens de Moto desde novembro de 2023 no Brasil e, no Rio de Janeiro, a modalidade já está presente na Região Metropolitana desde o final de 2023”.
“Embora a chegada da modalidade seja uma novidade no município, o uso de motocicletas para viagens com passageiros é uma realidade nas cidades brasileiras há bastante tempo”, disse.
“Na modalidade Moto, parceiros do aplicativo realizam transporte privado individual em motocicletas, atividade prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012) e distinta de categorias de transporte público individual em motocicletas, como o mototáxi. A norma federal que regulamenta o transporte individual privado de passageiros — e que estabelece os limites para a regulamentação pelos municípios — não faz distinção quanto ao tipo de veículo. É comum que a atividade seja desempenhada com automóveis, mas isso não significa que este seja o único modal permitido”, pontuou.
“A Uber sempre defendeu que a coexistência de novas opções de mobilidade trazidas pela tecnologia e os tradicionais serviços de transporte público não apenas é possível como traz benefícios ao consumidor, que passa a ter mais possibilidades de escolha”, emendou.
O Uber Moto chegou ao Brasil em 2023 e já estava presente em cerca de 💥️160 municípios brasileiros, como Aracaju (SE) e Presidente Prudente (SP).
Segundo a plataforma, uma corrida de moto é mais barata que a pelo Uber X, a categoria de menor preço com carros de passeio.
A Uber também afirmou que motociclistas parceiros oferecerão capacete para o passageiro, e a cada corrida o item será higienizado — mas o usuário também pode viajar com o próprio acessório.
“Antes de desembarcar nas duas maiores cidades brasileiras, passamos mais de dois anos estudando o uso do produto em diversos lugares e avaliamos o comportamento que o Uber Moto teve em diferentes municípios brasileiros”, explicou 💥️Luciana Ceccato, diretora de marketing da Uber no Brasil.
“O que percebemos é que, além dos deslocamentos rotineiros, existe um uso constante de chegada e partida de estações e terminais de ônibus, trens e metrô, comprovando que esse é um produto que também complementa o deslocamento de usuários que utilizam a malha pública de transportes”, emendou.
Para se cadastrar no aplicativo da Uber e dirigir na nova modalidade, o motociclista parceiro precisa ter 💥️CNH definitiva com a observação de atividade remunerada (EAR).
Todas as viagens feitas com a Uber — agora também com o Uber Moto — incluem, entre outras medidas, a 💥️checagem de antecedentes dos parceiros e dão aos usuários a possibilidade de compartilhar com seus contatos a placa, a identificação do condutor e sua localização no mapa, em tempo real.
Ainda há seguro para acidentes pessoais tanto para usuários quanto para parceiros.
O que você está lendo é [Paes diz que vai proibir Uber Moto no Rio: ‘Querem tirar dinheiro agora dos mototaxistas’].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments