Polícia de SP prende traficante que estava entre os 15 mais procurados do estado

Carro utilizado pelo suspeito — Foto: Divulgação 1 de 1 Carro utilizado pelo suspeito — Foto: Divulgação

Carro utilizado pelo suspeito — Foto: Divulgação

Um dos 15 traficantes mais procurados do estado de São Paulo foi preso na madrugada de quarta-feira (4). Valter Lima Nascimento, o Guinho, é considerado pela polícia o braço direito de Gilberto Aparecido dos Santos, conhecido como Fuminho, principal fornecedor de drogas para a facção criminosa que age dentro e fora dos presídios.

Policiais da Rota receberam uma denúncia anônima de que o suspeito, procurado pela Justiça por envolvimento no tráfico internacional de drogas, estava em um carro modelo Uno e, a partir da placa, conseguiram identificar que o veículo estava transitando pela Marginal Tietê por volta da uma da manhã.

O veículo foi localizado pelo sistema Detecta de radares na região do Tatuapé, no sentido da Rodovia Castelo Branco. A partir daí, policiais da Rota começaram as buscas pelo automóvel.

Na Praça Vidente Rodrigues, na região do Butantã, próximo de uma das saídas da marginal, a polícia encontrou o veículo estacionado. Os policiais ficaram observando, quando uma criança abriu o portão da residência. O suspeito, que estava dentro do imóvel, viu os policiais na rua e tentou fugir, mas foi detido. Dentro da casa estavam o filho e a esposa do suspeito.

Ele apresentou documento falso, como sendo Walter Fernandes Batista, mas acabou confessando seu verdadeiro nome e admitiu que era procurado pela Justiça.

Guinho tinha mandado de busca emitido pela Justiça desde 24 de setembro de 2023 e é condenado por tráfico de drogas. Estava foragido e, de acordo com a polícia, foi um dos responsáveis pela principal conexão entre traficantes da América Latina e a facção.

Ele foi levado ao 14ºDP (Pinheiros), onde foi autuado e preso. Na audiência de custódia, realizada na quinta (5), ele teve a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva e foi encaminhado ao CDP 4 de Pinheiros.

Guinho já esteve preso em 2002, 2004, 2006, 2017 e 2023. Em setembro de 2023, ele foi preso pelo Deic no Shopping ABC Plaza, em Santo André. Em abril de 2023, foi libertado pela Justiça através de um habeas corpus. Em setembro de 2023, foi condenado a uma pena maior que 20 anos de reclusão.

Fuminho é investigado pelas polícias de São Paulo e do Ceará, que querem saber se foi ele quem encomendou as mortes de Gegê do Mangue e do Paca. Ele foi preso em Maputo, Moçambique, em abril de 2023, em uma operação internacional, após passar 20 anos foragido.

Segundo as investigações, também seria o fiador de um plano de resgate do chefe da facção criminosa, Marco Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola.

O que você está lendo é [Polícia de SP prende traficante que estava entre os 15 mais procurados do estado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...