Robô 'ChatGPT' escreve redação do Enem em 50 segundos; saiba quanto ele tiraria na prova

Se um robô se inscrevesse no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será que conseguiria ser aprovado em um curso concorrido como o de medicina?

O 💥️g1 pediu que o novo sistema de inteligência artificial "ChatGPT", ainda em fase de testes, escrevesse uma redação no tema cobrado em 2022: "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Em 50 segundos (sim, é assustador), sem pestanejar, o robozinho terminou sua tarefa.

💥️Nesta reportagem, leia a íntegra do texto produzido pela ferramenta e entenda por que, segundo professoras de redação, a nota atribuída pelos corretores seria bem mediana: 680 pontos (o máximo é mil).

Antes disso, algumas ressalvas:

Desde dezembro, o "ChatGPT" está aberto para que qualquer usuário do mundo o utilize (basta entrar no site e fazer um cadastro). Veja os detalhes aqui.

Robô recebe pedido para produzir redação do Enem 2022 — Foto: Reprodução 1 de 1 Robô recebe pedido para produzir redação do Enem 2022 — Foto: Reprodução

Robô recebe pedido para produzir redação do Enem 2022 — Foto: Reprodução

O texto gerado pelo "ChatGPT" foi o seguinte:

O 💥️g1 enviou o texto do robozinho para duas professoras: Marina Rocha, do Colégio e Curso A a Z, e Flávia Consolato, coordenadora de correção de redações do Curso Anglo.

Veja as avaliações delas:

💥️👩‍🏫 Nota (máximo de 200): 💥️160

💥️Observações:

👎A introdução tem erros de concordância nominal (¹ e ²) quando usa "excluídos" e "discriminados" no gênero masculino (o correto seria no feminino, porque referem-se ao termo "comunidades").

👎 Há falta de paralelismo, por exemplo, no terceiro parágrafo (o certo seria "falta de apoio à preservação e 💥️à valorização de suas culturas").

👩‍🏫💥️ Nota (máximo de 200): 120

💥️Observações:

💥️👎 Não houve citação a repertórios culturais de outras áreas de conhecimento (como menção a autores, filmes ou séries).

👍 A abordagem do tema está adequada.

👩‍🏫💥️ Nota (máximo de 200): 160

💥️Observações:

👎 Há lacunas pontuais, como o fato de a proposta de intervenção não retomar temas citados ao longo do texto.

👍 O primeiro parágrafo de desenvolvimento aborda a questão territorial, um problema que afeta gravemente essas comunidades. O argumento é bem desenvolvido.

👩‍🏫💥️ Nota (máximo de 200): 120

💥️👎 Só há operadores de coesão interparágrafos (como "dessa forma", "consequentemente") em um momento: "em resumo".

👎 Apesar de não haver inadequações, há várias repetições (a palavra "comunidades" foi usada 8 vezes). Para alcançar a nota máxima nesta competência, é preciso que haja uso expressivo e diversificado dos recursos de coesão.

👩‍🏫 💥️Nota (máximo de 200): 120

💥️👎 O texto traz várias propostas de intervenção. Considerando a mais completa, temos três elementos: agente (Estado e sociedade), ação (é importante investir na preservação e na valorização de suas culturas e tradições) e finalidade (de modo a contribuir para a sua valorização e para a riqueza cultural do país). Faltaram, portanto, dois elementos: o modo/meio e um detalhamento.

O que você está lendo é [Robô 'ChatGPT' escreve redação do Enem em 50 segundos; saiba quanto ele tiraria na prova].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...