Manifestações pró-democracia e contra atos terroristas acontecem em pelo menos 16 capitais
Pelo menos 16 capitais brasileiras registraram manifestações pró-democracia e contra atos terroristas que aconteceram em Brasília. Bolsonaristas extremistas invadiram e vandalizaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) no domingo (8). Obras de arte e móveis foram quebrados no palácio presidencial. O plenário do STF ficou destruído.
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, Florianópolis, Goiânia, Belém, Vitória, Salvador, Fortaleza, Recife são algumas das capitais que tiveram protestos contra os atos golpistas. Os manifestantes gritam "sem anistia", pedindo punição aos terroristas.
💥️Confira onde foram registrados protestos pró-democracia:
1 de 15 Manifestantes carregando faixa pela democracia. — Foto: Fábio Tito/g1
Manifestantes carregando faixa pela democracia. — Foto: Fábio Tito/g1
Milhares de manifestantes protestaram pela democracia na capital paulista nesta segunda-feira (9). O ato foi convocado pelas frentes Povo Sem Medo, Brasil Popular e Coalisão Negra por Direitos. Torcidas organizadas dos principais times paulistas, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, também participaram do protesto. Os manifestantes começaram a chegar ao local por volta das 17h e gritavam "sem anistia e sem perdão, queremos Bolsonaro na prisão".
2 de 15 Ato em defesa da democracia no Centro do Rio — Foto: Luiz Carlos Lima/Arquivo pessoal
Ato em defesa da democracia no Centro do Rio — Foto: Luiz Carlos Lima/Arquivo pessoal
A manifestação ocorrei na Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro. Aos gritos de "sem anistia" para os presos nos ataques, representantes de frentes sindicais, parlamentares, sindicatos e opositores ao governo Jair Bolsonaro estavam presentes. O Hino Nacional foi tocado em alguns momentos, e os manifestantes também pediram punição a Bolsonaro.
3 de 15 Centenas de manifestantes a favor da Democracia ocuparam o centro de BH nesta segunda (9) — Foto: TV Globo
Centenas de manifestantes a favor da Democracia ocuparam o centro de BH nesta segunda (9) — Foto: TV Globo
Em Belo Horizonte, a manifestação começou às 18h, na Praça Sete, no Centro da cidade, e seguiu pacificamente em direção à Praça da Estação, na mesma região. Os manifestantes portavam faixas, cartazes e bandeiras em defesa das eleições e da manutenção do estado democrático no país.
Estudantes e organizações da sociedade civil realizaram ato em defesa da democracia em Vitória. Os manifestantes também pediram que os responsáveis pelas invasões sejam punidos pela Justiça e não tenham anistia.
4 de 15 Ato em defesa da democracia em Porto Alegre — Foto: Reprodução/RBS TV
Ato em defesa da democracia em Porto Alegre — Foto: Reprodução/RBS TV
A manifestação em Porto Alegre foi convocada por movimentos sociais e foi realizada na Esquina Democrática. Entre os presentes, estão integrantes de centrais sindicais como a CUT, apoiadores de partidos como o PT e o PSOL, além de estudantes. O grupo grita palavras de ordem contra anistia a responsáveis por atos golpistas.
5 de 15 Protesto em Florianópolis nesta segunda-feira (9) — Foto: Divulgação
Protesto em Florianópolis nesta segunda-feira (9) — Foto: Divulgação
Em Florianópolis, o grupo se reuniu no centro da cidade. Houve protestos pró-democracia em outras cidades do estado.
6 de 15 Grupo faz ato contra o terrorismo e em defesa à democracia em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Grupo faz ato contra o terrorismo e em defesa à democracia em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Em Goiânia, a mobilização foi convocada por entidades sociais. Durante o ato, os participantes levaram faixas e cartazes e pediram também a defesa das instituições vítimas do terrorismo. Algumas pessoas estavam vestindo camisetas e segurando bandeiras em apoio ao presidente Lula (PT).
7 de 15 Manifestantes se concentraram no Campo Grande nesta segunda-feira (9). — Foto: Redes sociais
Manifestantes se concentraram no Campo Grande nesta segunda-feira (9). — Foto: Redes sociais
A passeata em Salvador foi uma resposta aos atos terroristas. A manifestação aconteceu no Centro. Os manifestantes saíram do Campo Grande, onde houve a concentração, e seguiu em direção à Praça Dois de Julho. Em um dos cartazes, os manifestantes cobravam a não anistia das pessoas envolvidas nos ataques em Brasília.
8 de 15 Manifestantes se reúnem em ato pela democracia em Fortaleza em 9 de janeiro de 2023, um dia após ataques terroristas em Brasília. — Foto: Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares
Manifestantes se reúnem em ato pela democracia em Fortaleza em 9 de janeiro de 2023, um dia após ataques terroristas em Brasília. — Foto: Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares
Os manifestantes de Fortaleza se concentraram no cruzamento da Avenida 13 de Maio com Avenida da Universidade, no Bairro Benfica e seguiu para o Santuário de Fátima, em passeata pela Avenida 13 de Maio. As pessoas ergueram cartazes com frases como "terroristas não passarão", "cadeia para os terroristas, democracia sempre" e "golpistas, cadeia neles".
9 de 15 Manifestantes em Maceió em ato pela democracia — Foto: Adja Alvorável/g1
Manifestantes em Maceió em ato pela democracia — Foto: Adja Alvorável/g1
Pessoas foram às ruas de Maceió com bandeiras e faixas. Eles gritavam palavras de ordem e pediam o fim dos atos de vandalismo em Brasília.
10 de 15 Manifestantes se reúnem em ato a favor da democracia em São Luís (MA) — Foto: Matheus Soares/Grupo Mirante
Manifestantes se reúnem em ato a favor da democracia em São Luís (MA) — Foto: Matheus Soares/Grupo Mirante
Em São Luís, a manifestação ocorreu na Praça Deodoro, no centro da capital maranhense. Os manifestantes carregaram cartazes com frases "Sem anistia, para golpista", "Terroristas bolsonaristas na cadeia já" e "Evangélicos pela democracia". Bandeiras de movimentos e partidos políticos também fazem parte do protesto.
11 de 15 Manifestantes fazem passeata em defesa da democracia no Recife. Na imagem, pessoas vestidas de roupas vermelhas carregam uma faixa pedindo punição aos golpistas. — Foto: Priscilla Aguiar/g1 PE
Manifestantes fazem passeata em defesa da democracia no Recife. Na imagem, pessoas vestidas de roupas vermelhas carregam uma faixa pedindo punição aos golpistas. — Foto: Priscilla Aguiar/g1 PE
O protesto contra ações de bolsonaristas golpistas reuniu integrantes de movimentos sociais, artistas e partidos políticos no Recife.
12 de 15 Manifestantes protestam a favor da democracia e contra atos terroristas em Brasília — Foto: Ilanna Serena /g1
Manifestantes protestam a favor da democracia e contra atos terroristas em Brasília — Foto: Ilanna Serena /g1
Durante todo o ato em Teresina, o grupo proferiu palavras de ordem, como "sem anistia", pedindo que os responsáveis pela invasão às sedes dos Três Poderes sejam punidos pela Justiça.
13 de 15 Ato em favor da democracia em Natal (RN) — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
Ato em favor da democracia em Natal (RN) — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
Os manifestantes em Natal carregavam cartazes com frases "Prisão para Bolsonaro e seus cúmplices" e "Abaixo o vandalismo fascista" e "Ditadura nunca mais". Alguns manifestantes também carregavam em mãos a Constituição Federal.
14 de 15 Ato a favor da democracia é realizado em Aracaju — Foto: Rafael Carvalho/TV Sergipe
Ato a favor da democracia é realizado em Aracaju — Foto: Rafael Carvalho/TV Sergipe
Em Aracaju, os manifestantes carregaram faixas e cartazes que pediamm o fim do terrorismo e o fortalecimento da democracia no país.
15 de 15 Ato em defesa da democracia reúne manifestantes em Belém — Foto: Mídia Ninja
Ato em defesa da democracia reúne manifestantes em Belém — Foto: Mídia Ninja
Em Belém, os manifestantes carregaram cartazes com frases "Sem anistia para golpista". Bandeiras de movimentos e partidos políticos também fizeram parte do protesto.
O que você está lendo é [Manifestações pró-democracia e contra atos terroristas acontecem em pelo menos 16 capitais].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments