Ibovespa tem 5ª alta seguida e se aproxima dos 111 mil pontos

Painel da bolsa de valores de São Paulo, B3 — Foto: SUAMY BEYDOUN/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO 1 de 1 Painel da bolsa de valores de São Paulo, B3 — Foto: SUAMY BEYDOUN/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Painel da bolsa de valores de São Paulo, B3 — Foto: SUAMY BEYDOUN/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, fechou em alta nesta terça-feira (10), o quinto avanço seguido, e se aproximou dos 111 mil pontos. Ao longo do dia, os investidores repercutiram os dados de inflação no Brasil, além da expectativa em relação ao discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell.

O mercado também seguiu acompanhando os desdobramentos da invasão de terroristas bolsonaristas ao Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso Nacional em Brasília no último domingo (8).

O índice subiu 1,55% nesta terça, a 110.817 pontos. Veja mais cotações.

Na véspera, o Ibovespa avançou 0,15%, chegando aos 109.130 pontos. 💥️Com o resultado de hoje, o índice saiu do vermelho e passou a acumular alta de 0,99% no ano.

O dólar, por sua vez, fechou em queda nesta terça, cotado a R$ 5,2020, após ter encerrado a sessão de ontem em alta de 0,41%, a R$ 5,2570.

O principal destaque desta terça-feira (10) ficou com os novos dados de inflação divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta de 0,62% no último mês de 2022 ficou acima do avanço observado em novembro, quando a inflação subiu 0,41%, e também foi maior do que a mediana das expectativas de analistas do mercado financeiro, de alta de 0,45%.

Com o resultado de dezembro, a inflação teve uma alta acumulada de 5,79% no ano passado, o que significa que, por mais um ano, o IPCA ficou acima da meta estabelecida pelo Banco Central do Brasil (BC). A meta era de 3,50% para 2022, com limite de tolerância de 1,50 ponto percentual - levando o teto da meta para 5%.

Segundo o economista-chefe da Suno Research, Gustavo Sung, apesar de o indicador ter ficado novamente acima do teto da meta estabelecida pelo Banco Central, o cenário inflacionário terminou 2022 melhor do que se esperava no início do ano e a expectativa é que o BC siga com os seus planos de política monetária.

Para Thiago Calestine, economista e sócio da DOM Investimentos, parte da performance da bolsa é explicada pela precificação no mercado de uma chance elevada de a inflação norte-americana convergir para o alvo do Federal Reserve sem ele precisar subir muito os juros e produzir uma recessão.

As apostas de um ritmo mais lento no ciclo de alta dos juros pelo o banco central dos Estados Unidos ganharam força na semana passada, após dados do mercado de trabalho com desaceleração nos aumentos salariais e a primeira queda em mais de dois anos e meio em um índice da atividade no setor de serviços do país.

"O mercado está trabalhando com a possibilidade de a inflação convergir com a economia americana ainda muito aquecida, o que seria muito bom", afirmou Calestine. "Isso traz bons ventos aos mercados globais e principalmente para o Brasil, que bastante estrangeiro olha e ficou bem descontado."

Além dos dados de inflação, a atenção dos investidores no cenário doméstico permanece voltada para os desdobramentos das invasões ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto no último domingo (8).

Os atos foram vistos como um sinal de instabilidade política no Brasil, mas as respostas dadas pelas instituições para conter a situação foram bem recebidas pelos investidores em nível global, o que segurou o mercado brasileiro de uma queda acentuada ontem e pode favorecer os negócios nesta terça. 💥️Entenda.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou que nesta semana haverá a divulgação de medidas econômicas, ponto que pode dominar as atenções do mercado nos próximos dias.

No exterior, as atenções estavam voltadas para declarações do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, mas ele não falou sobre o cenário econômico ou sobre a política de juros nos Estados Unidos, tendo apenas defendido que o Fed precisa de independência para combater a inflação.

O que você está lendo é [Ibovespa tem 5ª alta seguida e se aproxima dos 111 mil pontos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...