Falha em sistema impede decolagem de todos os voos nos EUA pela manhã

A queda de um dos sistemas de controle aéreo dos Estados Unidos💥️ cancelou temporariamente todos os voos saindo dos aeroportos do país nesta quarta-feira (11).

Compartilhe esta notícia pelo WhatsAppCompartilhe esta notícia pelo Telegram

Os 💥️voos domésticos e internacionais que decolariam nesta manhã dos aeroportos dos EUA 💥️ficaram em solo por determinação da Administração Federal de Aviação americana (FAA, na sigla em inglês) entre 9h30 e 10h50 no horário de Brasília.

Passageiros esperam deitados no aeroporto internacional de Orlando após suspensão temporária de todos os voos nos EUA, em 11 de janeiro de 2023. — Foto: Lou Mongello/via Reuters 1 de 3 Passageiros esperam deitados no aeroporto internacional de Orlando após suspensão temporária de todos os voos nos EUA, em 11 de janeiro de 2023. — Foto: Lou Mongello/via Reuters

Passageiros esperam deitados no aeroporto internacional de Orlando após suspensão temporária de todos os voos nos EUA, em 11 de janeiro de 2023. — Foto: Lou Mongello/via Reuters

Desde cedo, passageiros já relatavam cancelamentos em diferentes companhias e aeroportos, em várias regiões dos Estados Unidos.

O site 💥️FlightAware, que monitora o tráfego aéreo pelo mundo, mostra que 💥️716 voos saindo dos Estados Unidos ou chegando ao país foram 💥️cancelados até as 11h no horário de Brasília.

O número é muito maior que o total do dia anterior. Na terça-feira (10), 201 voos foram cancelados. O site registrou também 💥️cerca de 10 mil voos atrasados até 11h no horário de Brasília.

A presidente do Comitê de Comércio do Senado dos EUA, Maria Cantwell, disse que o grupo planeja revisar a causa da interrupção no sistema.

A companhia aérea United Airlines disse que retomou suas operações nos Estados Unidos, mas que "os clientes ainda notam alguns atrasos e cancelamentos".

Passageira verifica voos atrasados e cancelados no aeroporto de Newark na quarta-feira, 11 de janeiro de 2022 — Foto: Ted Shaffrey/AP 2 de 3 Passageira verifica voos atrasados e cancelados no aeroporto de Newark na quarta-feira, 11 de janeiro de 2022 — Foto: Ted Shaffrey/AP

Passageira verifica voos atrasados e cancelados no aeroporto de Newark na quarta-feira, 11 de janeiro de 2022 — Foto: Ted Shaffrey/AP

Por conta da determinação, aeroportos europeus também relataram atrasos. O de Barajas, em Madri, na Espanha, informou que os voos saindo para os Estados Unidos ficaram "várias horas atrasados".

Em Paris, os aeroportos Charles de Gaulle e Orly informaram atrasos em voos para cidades dos EUA. 

O Notam, sigla em inglês para Aviso aos Aeronavegantes, é um 💥️sistema internacional de mensagens que informa qualquer alteração ou risco para a navegação aérea. Ele pode indicar uma pista que esteja interditada, o fechamento de espaço áereo, falha em algum equipamento de auxílio ou ainda alguma orientação geral.

A mensagem é codificada e pública. Veja um exemplo de uma mensagem publicada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Brasil às 8h31 desta quarta-feira (11):

Ela indica que a pista do Aeroporto de Umuarama, no Paraná, ficará fechada para manutenção.

Passageiros enfrentam filas em aeroporto de Chicago após paralização de voos por falha em sistema nos EUA em 11 de janeiro de 2023 — Foto: Charles Rex Arbogast/AP 3 de 3 Passageiros enfrentam filas em aeroporto de Chicago após paralização de voos por falha em sistema nos EUA em 11 de janeiro de 2023 — Foto: Charles Rex Arbogast/AP

Passageiros enfrentam filas em aeroporto de Chicago após paralização de voos por falha em sistema nos EUA em 11 de janeiro de 2023 — Foto: Charles Rex Arbogast/AP

O que você está lendo é [Falha em sistema impede decolagem de todos os voos nos EUA pela manhã].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...