Falha em sistema impede decolagem de todos os voos nos EUA pela manhã
A queda de um dos sistemas de controle aéreo dos Estados Unidos💥️ cancelou temporariamente todos os voos saindo dos aeroportos do país nesta quarta-feira (11).
Compartilhe esta notícia pelo WhatsAppCompartilhe esta notícia pelo Telegram
Os 💥️voos domésticos e internacionais que decolariam nesta manhã dos aeroportos dos EUA 💥️ficaram em solo por determinação da Administração Federal de Aviação americana (FAA, na sigla em inglês) entre 9h30 e 10h50 no horário de Brasília.
1 de 3 Passageiros esperam deitados no aeroporto internacional de Orlando após suspensão temporária de todos os voos nos EUA, em 11 de janeiro de 2023. — Foto: Lou Mongello/via Reuters
Passageiros esperam deitados no aeroporto internacional de Orlando após suspensão temporária de todos os voos nos EUA, em 11 de janeiro de 2023. — Foto: Lou Mongello/via Reuters
Desde cedo, passageiros já relatavam cancelamentos em diferentes companhias e aeroportos, em várias regiões dos Estados Unidos.
O site 💥️FlightAware, que monitora o tráfego aéreo pelo mundo, mostra que 💥️716 voos saindo dos Estados Unidos ou chegando ao país foram 💥️cancelados até as 11h no horário de Brasília.
O número é muito maior que o total do dia anterior. Na terça-feira (10), 201 voos foram cancelados. O site registrou também 💥️cerca de 10 mil voos atrasados até 11h no horário de Brasília.
A presidente do Comitê de Comércio do Senado dos EUA, Maria Cantwell, disse que o grupo planeja revisar a causa da interrupção no sistema.
A companhia aérea United Airlines disse que retomou suas operações nos Estados Unidos, mas que "os clientes ainda notam alguns atrasos e cancelamentos".
2 de 3 Passageira verifica voos atrasados e cancelados no aeroporto de Newark na quarta-feira, 11 de janeiro de 2022 — Foto: Ted Shaffrey/APPassageira verifica voos atrasados e cancelados no aeroporto de Newark na quarta-feira, 11 de janeiro de 2022 — Foto: Ted Shaffrey/AP
Por conta da determinação, aeroportos europeus também relataram atrasos. O de Barajas, em Madri, na Espanha, informou que os voos saindo para os Estados Unidos ficaram "várias horas atrasados".
Em Paris, os aeroportos Charles de Gaulle e Orly informaram atrasos em voos para cidades dos EUA.
O Notam, sigla em inglês para Aviso aos Aeronavegantes, é um 💥️sistema internacional de mensagens que informa qualquer alteração ou risco para a navegação aérea. Ele pode indicar uma pista que esteja interditada, o fechamento de espaço áereo, falha em algum equipamento de auxílio ou ainda alguma orientação geral.
A mensagem é codificada e pública. Veja um exemplo de uma mensagem publicada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Brasil às 8h31 desta quarta-feira (11):
Ela indica que a pista do Aeroporto de Umuarama, no Paraná, ficará fechada para manutenção.
3 de 3 Passageiros enfrentam filas em aeroporto de Chicago após paralização de voos por falha em sistema nos EUA em 11 de janeiro de 2023 — Foto: Charles Rex Arbogast/APPassageiros enfrentam filas em aeroporto de Chicago após paralização de voos por falha em sistema nos EUA em 11 de janeiro de 2023 — Foto: Charles Rex Arbogast/AP
O que você está lendo é [Falha em sistema impede decolagem de todos os voos nos EUA pela manhã].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments