Nova frota do BRT do Rio é alvo de depredação e vandalismo

Os novos ônibus do BRT do Rio que começaram a rodar em dezembro já são alvos de vandalismo e depredação. As estações também sofrem com furtos. De acordo com a presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin, o prejuízo chega a R$ 600 mil por mês.

Em um flagrante dessa terça-feira (10), três homens tentam furtar peças de alumínio e fios da estação Portões da Barra Sul, que fica na Zona Oeste. Eles batem na estrutura e tentam arrancar partes da estação. A polícia se aproxima e eles até tentam disfarçar, mas são presos pelos policiais.

Outro registro mostra um homem saltando do ônibus com um skate. Ele observa a caixa onde os extintores de incêndio ficam na estação Terminal Centro Olímpico e aguarda por alguns minutos. Quando o local fica mais vazio, ele furta um extintor e vai embora. Pouco tempo depois, ele foi encontrado por agentes do BRT Seguro e o extintor foi recuperado.

Homem furta extintor de incêndio do BRT, no RJ — Foto: Reprodução/TV Globo 1 de 3 Homem furta extintor de incêndio do BRT, no RJ — Foto: Reprodução/TV Globo

Homem furta extintor de incêndio do BRT, no RJ — Foto: Reprodução/TV Globo

Nem sempre as destruições são com o objetivo de praticar furtos. Um flagrante mostra um passageiro descendo do ônibus e indo em direção ao retrovisor do motorista. Ele quebra o espelho do ônibus.

Pouco tempo depois da inauguração da nova frota, alguns bancos foram pichados e até mesmo uma janela sofreu uma pedrada.

Homem quebra retrovisor do ônibus BRT, no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo 2 de 3 Homem quebra retrovisor do ônibus BRT, no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Homem quebra retrovisor do ônibus BRT, no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

"Antes da Capitão Menezes, tacaram aqui uma pedra no carro, cuidado aí quando passar depois do Campinho", relatou o motorista.

Boa parte dos passageiros concordam. “A própria população não cuida, esquece que o bem é dele e vai fazendo estrago, as portas ficam ali penduradas, arrebentam mesmo. É tudo rabiscado", reclama uma mulher.

Reclamações como essas são frequentes em estações que ainda não passaram por reformas. A cena é de destruição. Na estação Salvador Allende, uma das mais movimentadas da Zona Oeste, há fios soltos e vidros quebrados. As portas haviam sido arrancadas e substituídas por outras, que são de metal e já não funcionam mais.

“Terrível, meu amigo, terrível, uma falta de consciência terrível, as pessoas infelizmente sabem que é o seu próprio meio de transporte e eles estragam com as próprias mãos”, lamenta um homem.

Além do vandalismo, muitos passageiros viajam pendurados nas portas. “O pessoal segura a porta dos ônibus, não deixa sair. O motorista às vezes quer sair e tem uns que não vão com a porta aberta, acaba que termina indo porque eles seguram e destroem as portas. Eles deveriam pelo menos cuidar porque é um patrimônio pra gente, que depende disso”, afirma a dona de casa Marinalva Mathias.

Nova frota do BRT sofre vandalismos no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo 3 de 3 Nova frota do BRT sofre vandalismos no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Nova frota do BRT sofre vandalismos no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

“É pessoa puxando a porta, a porta não abre, vai e chuta, quebra, eu não acho isso certo”, afirma um passageiro.

Uma iniciativa da prefeitura lançou o perfil “Proteja o BRT” em uma rede social. Lá, os usuários podem denunciar ocorrências de furtos e depredações. A página já reúne 7 mil seguidores.

“Já são 80 novos ônibus em operação e mais de 100 estações reformadas, mas infelizmente o vandalismo não dá trégua. O prejuízo mensal com roubos, depredações, nos ônibus e nas estações é de aproximadamente é de R$ 600 mil por mês. Mas o mais prejudicado é o passageiro que usa e precisa do BRT com menos ônibus, com intervalos maiores, e com superlotação. Por isso nós precisamos da colaboração da população pra proteger o BRT porque o dono é você”, reforça a presidente da Mobi-Rio Claudia Secin.

O que você está lendo é [Nova frota do BRT do Rio é alvo de depredação e vandalismo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...