Vigilância Sanitária encontra imóvel abandonado em endereço de fábrica de pomada para cabelos que causou cegueira

Agentes da Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde do Rio (SES-RJ) estiveram nesta quarta-feira (11) em um endereço em Magé informado como sendo da fábrica da 💥️Microfarma — a produtora da 💥️pomada para trançar cabelos que vem sendo investigada por causar queimaduras e cegueira temporária. Os fiscais constataram que não havia indício de nenhuma atividade no local e que o prédio estava abandonado.

O objetivo da ação era apreender todos os produtos fabricados pela Microfarma, cuja licença estadual de funcionamento foi cancelada em 2016. Os técnicos vão enviar um ofício para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentando os dados da ação.

Fábrica da Microfarma, em Magé, abandonada — Foto: Secretaria de Estado de Saúde RJ 1 de 2 Fábrica da Microfarma, em Magé, abandonada — Foto: Secretaria de Estado de Saúde RJ

Fábrica da Microfarma, em Magé, abandonada — Foto: Secretaria de Estado de Saúde RJ

Entre os dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, 195 pessoas tiveram algum tipo de lesão nos olhos por conta do uso de pomadas modeladoras para cabelo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, a SES-RJ publicou no início deste mês a 💥️Portaria 143, proibindo a comercialização e determinando a apreensão de todos os produtos da Microfarma no estado.

“Atuamos de forma ágil na comunicação com a Anvisa e a Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro para proibir a comercialização do produto. Outro agravante é que a empresa estava com a licença de funcionamento cancelada desde 2016 e possuía um CNPJ com situação cadastral irregular”, afirmou o secretário estadual de Saúde, 💥️Doutor Luizinho.

influenciadora Biele Elizabeth contou nas redes sociais que, após usar uma pomada para modelar o baby hair, começou a se sentir mal durante um evento — Foto: Reprodução/ TV Globo 2 de 2 influenciadora Biele Elizabeth contou nas redes sociais que, após usar uma pomada para modelar o baby hair, começou a se sentir mal durante um evento — Foto: Reprodução/ TV Globo

influenciadora Biele Elizabeth contou nas redes sociais que, após usar uma pomada para modelar o baby hair, começou a se sentir mal durante um evento — Foto: Reprodução/ TV Globo

A influenciadora 💥️Biele Elizabeth contou nas redes sociais que, após usar uma pomada para modelar o , como são chamados os cabelos mais novos e curtos, começou a se sentir mal durante um evento. Começou a chover no ambiente onde ela estava e a pomada escorreu com a água para os olhos, causando ardência e cegueira temporária.

“Eu peguei chuva e, automaticamente, a pomada escorreu e veio nos meus olhos. Na mesma hora teve reação e eu lembro de estar com a minha amiga, falei que eu não estava enxergando nada. O meu olho estava doendo. Era uma sensação como se entrasse um monte de areia e ficava arranhando muito. Eu não consegui mexer a pálpebra”, contou Biele.

Depois da repercussão nas redes sociais, a empresa Feirão dos Cabelos, fabricante da pomada, disse que adota todas as medidas para garantir a segurança dos clientes e que o produto segue todas as normas determinadas pelas autoridades, como a Anvisa.

Em março do ano passado, a manicure Josiane Reis de Souza ficou com problemas na visão após, segundo ela, ter usado uma pomada modeladora para trançar os cabelos chamada Ômegafix. A Anvisa proibiu a comercialização do produto.

Rebecca Gabriel, coordenadora do Núcleo de Farmacovigilância do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa), conta que a fiscalização dos produtos na cidade envolve entrevistas com pacientes e ações nos locais onde as pomadas são vendidas.

“Estamos em contato com a Anvisa quase diariamente para entender como é o processo, olhando a rotulagem dos produtos”, disse Rebecca.

A Prefeitura do Rio aguarda a análise de amostras enviadas para perícia para identificar o problema. A coordenadora do Ivisa destaca que é preciso observar se os produtos possuem autorização da Anvisa para serem comercializados.

“Também é preciso comprar em estabelecimentos credenciados e que ofereçam nota fiscal. Olhar o produto que você está adquirindo e olhar o rótulo para ver se tem informações como o nome do fabricante, data de validade, lote, instruções de uso, advertências e o telefone de SAC, para tirar dúvidas”, afirmou Rebecca.

O que você está lendo é [Vigilância Sanitária encontra imóvel abandonado em endereço de fábrica de pomada para cabelos que causou cegueira].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...