Após 14 dias acampadas na porta de creche, mães de Japeri tentam vaga para filhos na educação infantil

Calçada lotada de mães com bebês na frente da Creche Municipal Antônio Jorge Ferreira Aruante, em Japeri, na Baixada Fluminense — Foto: Reprodução/ TV Globo 1 de 2 Calçada lotada de mães com bebês na frente da Creche Municipal Antônio Jorge Ferreira Aruante, em Japeri, na Baixada Fluminense — Foto: Reprodução/ TV Globo

Calçada lotada de mães com bebês na frente da Creche Municipal Antônio Jorge Ferreira Aruante, em Japeri, na Baixada Fluminense — Foto: Reprodução/ TV Globo

Depois de passarem duas semanas acampadas, as mães de crianças com menos de cinco anos de idade de Japeri, na Baixada Fluminense, se preparam para tentar uma vaga em uma creche do município. As inscrições na educação infantil do município começam nesta segunda-feira (16).

Desde cedo, a calçada em frente à 💥️Creche Municipal Antônio Jorge Ferreira Aruante estava lotada de pessoas.

“É a segunda vez que tento. No ano passado eu tentei e não consegui. Estou até aqui com o laudo dele de liberação. Eu fui à Secretaria de Educação, em Japeri. Não consegui vir até a creche. Coloquei o nome dele na fila de espera aí dentro e não consegui. Estou aqui novamente para tentar”, contou Lorena, mãe de Lorenzo.

Ela, que levava uma bolsa carregada com lençol e itens de higiene básicos, conta que a espera acontece com falta de infraestrutura e dificuldade.

“Contando até com o cofrinho das crianças para inteirar o pão para tomarmos café da manhã”, disse.

Segundo Lorena, a sensação é de ausência do poder público.

Mães que acamparam para conseguir vaga em creche de Japeri dormiam em quadra na frente do local — Foto: Reprodução/ TV Globo 2 de 2 Mães que acamparam para conseguir vaga em creche de Japeri dormiam em quadra na frente do local — Foto: Reprodução/ TV Globo

Mães que acamparam para conseguir vaga em creche de Japeri dormiam em quadra na frente do local — Foto: Reprodução/ TV Globo

As mulheres enfrentaram chuva e calor forte no local, em um esquema que contou com um revezamento em três turnos.

A gente está dividindo os turnos. Tem gente que chega às 7h e larga 17h, outras pegam de 17h e vão até 3h e outras de 3h às 7h da manhã”, afirmou Daniele, que tenta vaga para a filha Ester.

Cinco anos atrás, ela enfrentou a mesma fila para conseguir vaga para o filho mais velho.

“Todo ano é isso aqui. Todo ano”, finalizou Daniele.

As mães dormem em uma quadra esportiva que fica em frente ao local.

“Sofrimento total”, afirmou Lorena.

O espaço tem mosquitos, não conta com banheiro e não tem apoio da prefeitura da cidade.

Um papel na porta indica o número de vagas:

A Prefeitura de Japeri afirma que, além das novas vagas regulares, está fazendo convênios com escolas privadas e oferecendo 110 novas vagas em creches na cidade neste ano. E disse que, no segundo semestre, prevê inaugurar mais uma creche, com 200 vagas.

O poder municipal da cidade também afirmou que está construindo uma nova unidade de educação infantil, que deve ficar pronta em novembro, com mais 250 vagas. A prefeitura afirmou que, no segundo semestre, fará concurso público para contratar professores. E que, no momento, não tem como implantar um sistema de matrículas on-line.

O que você está lendo é [Após 14 dias acampadas na porta de creche, mães de Japeri tentam vaga para filhos na educação infantil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...