De salto 15 e samba no pé, muso da Lins Imperial, que vive na Áustria, quer brilhar na Sapucaí no carnaval 2023

Gato de Salto, muso da Lins Imperial, que é professor de samba na Áustria, quer brilhar no carnaval do Rio — Foto: Divulgação/Diego Mendes 1 de 1 Gato de Salto, muso da Lins Imperial, que é professor de samba na Áustria, quer brilhar no carnaval do Rio — Foto: Divulgação/Diego Mendes

Gato de Salto, muso da Lins Imperial, que é professor de samba na Áustria, quer brilhar no carnaval do Rio — Foto: Divulgação/Diego Mendes

Sambando com maestria em cima de um salto 15, com um figurino inspirado nas damas da noite, o professor de dança, conhecido como Gato de Salto - que não revela seu nome a ninguém - encantou como muso da Lins Imperial, no ensaio técnico de sábado (14), na Sapucaí. E foi ovacionado pelo público.

Com o enredo "Madame Satã, resistir para existir", de autoria dos carnavalescos Edu Gonçalves e Ray Menezes, a escola da Série Ouro vai levantar a bandeira da diversidade. A Lins será a segunda a desfilar no dia 17 de fevereiro.

Gato de Salto ensaiou com um look produzido no ateliê da artista Belinha Delfim, composto de top, calcinha e um adereço de cabeça com muitas rosas vermelhas.

“Estou emocionado, hoje foi a realização de um sonho. Me vestir de 'Pombogira', em um enredo de Madame Satã, tem muita representatividade. Aguardem, foi só uma amostra, tem muito mais por vir no desfile oficial”, disse Gato de Salto.

Morando na Áustria, onde ministra aulas de samba, ele - que já trabalho como tradutor na ONU antes de descobrir que a dança era sua vocação - voltou ao Brasil especialmente para desfilar no carnaval.

Autodidata, ele diz que aprendeu a sambar vendo vídeos de passistas e rainhas de bateria. E decidiu acrescentar um elemento desafiador: o salto 15.

"Fiz aulas com grandes nomes do samba, como Evelyn Bastos e Alex Coutinho e fui me aperfeiçoando. Comecei com salto 12 e fui aumentando o desafio até chegar ao salto 15. E hoje ensino essa técnica às minhas alunas", diz o dançarino que já percorreu mais de 20 países dando aulas de samba no pé.

Ele não resistiu ao convite, feito por videoconferência, para desfilar no carnaval carioca ao saber que o enredo contaria a história do primeiro artista transformista do Brasil, símbolo de resistência no século XX.

"Não será apenas um desfile, será um momento mágico, em que acredito que todas as agressões e ataques que sofri irão perder força. Será o momento no qual terei certeza de que venci na vida por ser quem sou", disse Gato de Salto.

O que você está lendo é [De salto 15 e samba no pé, muso da Lins Imperial, que vive na Áustria, quer brilhar na Sapucaí no carnaval 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...