Ibovespa sobe e retoma os 112 mil pontos, puxada por Vale
Ibovespa — Foto: Freepik
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, teve mais um pregão de alta nesta quarta-feira (18). Investidores ficaram de olho na divulgação de dados econômicos dos Estados Unidos ao longo do dia e continuam acompanhando a participação do ministro Fernando Haddad no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Davos, na Suíça.
Ao final do pregão, o índice subiu 0,71%, aos 112.228 pontos. Veja mais cotações.
A alta desta quarta-feira foi puxada principalmente por ações de empresas exportadoras de minério de ferro, que subiram na esteira da valorização da commodity no exterior. Os papéis da CSN Mineração tiveram destaque e ficaram entre as maiores altas do dia, com um avanço de 4,85%. Já a Vale, por sua vez, companhia com maior peso na composição do Ibovespa, avançou 1,42%.
As ações da Americanas, que tiveram mais um dia de baixa nesta quarta, com perdas de 8,95x%, também seguem no radar. Hoje, o BTG Pactual conseguiu uma liminar para bloquear R$ 1,2 bilhão da varejista.
Na terça-feira, o índice havia registrado alta de 2,04%, a 109.212 pontos. 💥️Com o resultado de hoje, o Ibovespa passou a acumular um ganho de 2,27% no ano.
No cenário doméstico, investidores continuam monitorando as falas de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Durante painel na manhã desta quarta, o ministro afirmou que a integração da América Latina e a produção de energia limpa são elementos chave para atrair investimento externo e promover o crescimento na região.
Nesta semana, o ministro também afirmou que é possível zerar o déficit nas contas do governo em até dois anos e disse que um novo arcabouço fiscal para o país deve ser apresentado até abril. Nesse cenário, investidores seguem aguardando novas sinalizações sobre os rumos da economia.
O ministro também voltou a falar sobre a reforma tributária, que deve ser dividida em duas etapas. “A reforma tributária que queremos votar no primeiro semestre é sobre consumo, mas no segundo semestre sobre a renda, para desonerar camadas mais pobres do imposto, e para onerar quem hoje não paga imposto. Reequilibrar o sistema tributário brasileiro para melhorar a distribuição de renda no Brasil”, disse.
Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou em discurso após encontro com sindicalistas que que pretende implementar a sua promessa de campanha de isentar o imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil. No entanto, o presidente disse que a medida precisa de lei e, por isso, não poderá ser feita “no grito”.
“É preciso muita discussão, e é preciso que vocês aprendam a fazer muita pressão, muita pressão, senão a gente não ganha isso. Vocês têm que fazer pressão em cima do governo, pois se vocês não fizerem pressão a gente pensa que vocês estão gostando", afirmou.
Ainda no discurso, Lula disse que reajustar o salário mínimo “é a melhor forma de fazer distribuição de renda neste país”. O presidente defendeu também que não adianta o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil crescer se ele não for distribuído.
Os investidores também continuam a acompanhar o noticiário internacional que teve, nesta quarta-feira, uma agenda econômica movimentada. Mais cedo, a agência de estatística da União Europeia, Eurostat, informou que a inflação ao consumidor na zona do euro fechou 2022 com alta de 9,2%, conforme o que era esperado.
Já nos EUA, os mercados fecharam em baixa, refletindo os dados fracos da economia norte-americana e os comentários mais duros com a inflação por parte de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos).
Segundo analistas, a percepção de que o banco central americano possa continuar a trazer novas altas de juros por lá aumenta os temores de uma eventual recessão na maior economia do mundo.
O que você está lendo é [Ibovespa sobe e retoma os 112 mil pontos, puxada por Vale].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments