Lula diz ser contra CPI para apuração de ataques golpistas: 'pode criar confusão tremenda'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (18) que a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pode criar uma "confusão tremenda" na apuração dos ataques golpistas ocorridos em Brasília no último dia 8.

Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram

Lula deu a declaração em uma entrevista exclusiva a Natuza Nery, na 💥️GloboNews.

A abertura de uma CPI começou a ser articulada por parlamentares no dia seguinte à invasão de radicais bolsonaristas ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Os criminosos destruíram vidraças, móveis e obras de arte nos prédios que são sedes dos Três Poderes.

No Senado, o requerimento de criação, apresentado pela senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), já ultrapassou o mínimo necessário de apoios – 27 senadores. Soraya defende a instalação da CPI para apurar a organização, o financiamento e autoria dos ataques em Brasília.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), chegou a classificar a instalação da CPI como "muito pertinente" e "adequada".

Lula avaliou que, embora a decisão seja do Congresso Nacional, não há justificativa para a abertura da CPI. Para o presidente, a estrutura de apuração da comissão não se diferencia do que já existe à disposição do governo federal.

"É uma decisão do Congresso Nacional, não é minha. Portanto, os partidos políticos, na Câmara e no Senado é que vão decidir", declarou.

“O que nós podemos investigar numa CPI que a gente não possa investigar aqui e agora? Nós estamos investigando, tem mil e trezentas pessoas presas. [...] O que você pensa que a gente vai ganhar com uma CPI?”, indagou.

💥️AINDA NA ENTREVISTA, LULA:

afirmou ter achado no dia 8 de janeiro que 'era o começo de um golpe de estado';disse ter a 'impressão' de que Bolsonaro 'sabia de tudo' dos ataques golpistas;declarou que militares que participaram de ataques golpistas serão punidos: 'Não importa a patente';afirmou ter compromisso com desmatamento zero na Amazônia até 2030;defendeu isentar do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil;disse que o serviço de inteligência do governo não existiu às vésperas dos ataques em Brasília.

O que você está lendo é [Lula diz ser contra CPI para apuração de ataques golpistas: 'pode criar confusão tremenda'].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...