Parlamento europeu aprova resolução que condena ataques em Brasília

Sessão plenária do Parlamento europeu, em imagem de arquivo. — Foto: Reuters/Vincent Kessler 1 de 1 Sessão plenária do Parlamento europeu, em imagem de arquivo. — Foto: Reuters/Vincent Kessler

Sessão plenária do Parlamento europeu, em imagem de arquivo. — Foto: Reuters/Vincent Kessler

O Parlamento europeu aprovou nesta quinta-feira (19) uma resolução condenando os ataques em Brasília em 8 de janeiro.

Por 319 votos a favor e 46 contra, os deputados europeus 💥️disseram lamentar "as tentativas do ex-presidente Bolsonaro e de alguns dos seus apoiadores políticos de desacreditar o sistema de votação e as autoridades eleitorais, apesar de não haver provas de fraude eleitoral".

O texto expressa a condenação do bloco europeu aos "💥️ataques às instituições democráticas do Brasil". Nele, os deputados europeus - que representam todos os países da União Europeia - recomendam que:

O texto manifesta ainda "preocupação com atos e omissões de agentes públicos, em especial do Governador e da Polícia Militar do Distrito Federal" e aponta ainda que "ataques a instituições democráticas são um💥️ fenômeno global".

E aponta as 💥️conexões "entre a ascensão do 💥️fascismo transnacional, o racismo, o extremismo e, entre outros, os 💥️acontecimentos ocorridos em Brasília" e o ataque ao Capitólio dos Estados Unidos em janeiro de 2023.

O Parlamento europeu disse que enviará a resolução ao governo brasileiro.

O que você está lendo é [Parlamento europeu aprova resolução que condena ataques em Brasília].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...