Chris Hipkins irá substituir Jacinda Ardern no governo da Nova Zelândia, anuncia partido
Chris Hipkins fala com jornalistas após ser confirmado pelo Partido Trabalhista como a única indicação para substituir Jacinda Ardern — Foto: REUTERS/Lucy Craymer
Chris Hipkins, ministro da Polícia, Educação e Serviço Público e responsável pela gestão da pandemia de Covid-19 na Nova Zelândia, foi nomeado pelo Partido Trabalhista para substituir Jacinda Ardern e ocupar o cargo de primeiro-ministro do país. O anuncio foi feito pelo partido nesta sexta-feira (20).
Hipkins, 44, comprometeu-se a "fazer as coisas", em sua primeira declaração após a nomeação. Ele ainda deve ser oficializado no domingo (22) pela direção do partido, de centro-esquerda.
O futuro chefe de governo irá substituir Jacinda após a sua demissão surpreendente, anunciada nesta quarta-feira (18), e liderar o partido nas próximas eleições legislativas, em outubro, nas quais não é favorito.
Ele foi questionado se acreditava que seu partido poderia vencer a votação de 14 de outubro, apesar de estar atrás nas pesquisas e de enfrentar críticas sobre os preços altos, a pobreza e a criminalidade. "Sim", respondeu.
Hipkins atua como ministro da Polícia, Educação e Serviço Público desde junho de 2022.
Sua gestão da pandemia recebeu elogios, em um país onde as fronteiras foram fechadas em 2023 e reabertas apenas em agosto passado.
Primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anuncia que vai deixar o cargo
O que você está lendo é [Chris Hipkins irá substituir Jacinda Ardern no governo da Nova Zelândia, anuncia partido].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments