Nunes diz que é impossível não vencer a Cracolândia ao anunciar medidas de saúde, assistência, habitação e segurança para região

O governo do estado e a Prefeitura de São Paulo anunciaram nesta terça-feira (24) um plano em conjunto com novas medidas para lidar com a Cracolândia, no Centro da capital. Em 30 anos, várias iniciativas foram implementadas por diversas gestões para tentar acabar com o problema, mas sem sucesso.

Em entrevista coletiva concedida nesta terça, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ricardo Nunes (MDB) anunciaram os parâmetros na abordagem dos dependentes químicos, que terão foco em saúde, assistência social, habitação e segurança urbana.

Nunes chegou a afirmar que, com as novas medidas, as gestões conseguirão "vencer" a Cracolândia.

Ação da polícia nesta terça-feira (14) na Cracolândia da Rua Helvétia, no Centro de São Paulo. — Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO 1 de 1 Ação da polícia nesta terça-feira (14) na Cracolândia da Rua Helvétia, no Centro de São Paulo. — Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO

Ação da polícia nesta terça-feira (14) na Cracolândia da Rua Helvétia, no Centro de São Paulo. — Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO

Entre as medidas estão:

"A solução não é simples. Não adianta procurar o caminho correto. Talvez ele não exista. Com cada especialista que você conversa, você tem uma abordagem, um ponto de vista diferente. Qual o nosso ponto de partida? Aquele que é comum a todos eles. A questão da Cracolândia não é uma questão de polícia, não é só uma questão de saúde, de recuperação do dependente químico, de desintoxicação, de assistência social, habitação, revitalização do Centro. É uma junção de todas elas", avaliou Tarcísio.

Questionado se haverá internação compulsória, o governador afirmou que a medida pode ser usada em "último caso".

💥️Saúde

💥️Assistência Social

💥️Habitação

💥️Segurança pública

Na noite de domingo (22), faltando dois dias para o anúncio, usuários de drogas e a Guarda Civil Metropolitana entraram em confronto nas ruas dos Gusmões e Vitória.

Usuários colocaram fogo em lixeiras e fizeram bloqueios para impedir que guardas civis transitassem pela região. Ao menos dois comércios foram alvo de tentativa de invasão.

Vídeos gravados por moradores mostram o momento que os usuários bloqueiam as ruas por volta das 21h. Os moradores contaram que a Guarda Civil foi chamada e dispersou o grupo com bombas.

"Simplesmente impossível dormir. A gente convive com sujeira de fezes, urina, mau cheiro. Não tem uma fiscalização com o lixo. O pessoal vem e descarta ali nas esquinas. Eles vêm, reviram o lixo e vira uma confusão. Fica muito ruim. Está muito difícil ficar aqui”, diz Elisabeth Costa.

Ao longo dos anos, já foram diversas tentativas dos governos estadual e municipal para acabar com a Cracolândia.

Em 2018, com Doria no governo e Bruno Covas na prefeitura, vieram outras medidas como:

Em março de 2022, o fluxo deixou as ruas da Cracolândia e ocupou a Praça Princesa Isabel. Em maio, eles foram obrigados a sair da praça e desde então voltaram a ocupar ruas de bairros como Campos Elísios e Santa Cecília.

O que você está lendo é [Nunes diz que é impossível não vencer a Cracolândia ao anunciar medidas de saúde, assistência, habitação e segurança para região].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...