Museu espanhol devolve à Polônia pinturas roubadas pelos nazistas durante Segunda Guerra Mundial
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/c/i/s1WXoAQ6GGCTpu6ogRyg/ap23025490710479.jpg)
Duas pessoas retiram a obra 'Ecce Homo' após a assinatura do ato de restituição à Polônia no Museu de Pontevedra em Pontevedra, noroeste da Espanha, quarta-feira, 25 de janeiro de 2023. — Foto: Gustavo de la Paz/Europa Press via AP
O Museu de Pontevedra, na Espanha, devolveu duas pinturas do século 15 a autoridades da Polônia na quarta-feira (25), depois que foi determinado que as obras haviam sido roupadas pelas forças nazistas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial.
As pinturas “Mater Dolorosa” e “Ecce Homo” foram originalmente atribuídas ao holandês Dieric Bouts (1415 – 1475), mas agora são atribuídas a uma pessoa desconhecida que trabalhava com o pintor.
Os espanhóis disseram que, em 2023, autoridades polonesas informaram que as obras haviam sido saqueadas pelas forças nazistas. Após todas as autorizações oficiais para a transferência serem finalizadas, as obras foram devolvidas.
Os nazistas roubaram as obras da coleção Czartoryski em Gołuchów, no centro da Polônia, quando a cidade foi ocupada pelos militares alemães na Segunda Guerra Mundial. Em 1973, as peças apareceram na capital da Espanha, Madrid, e estavam no Museu de Pontevedra desde 1994, quando foram adquiridas com mais de 300 obras de um colecionador espanhol.
A Polônia viu grande parte de seu patrimônio cultural destruído ou saqueado durante a ocupação de guerra do país pela Alemanha nazista e pela União Soviética. Cerca de 500.000 itens continuam desaparecidos, afirmam as autoridades.
O país tem feito esforços para recuperar o máximo de peças possível. O Ministério da Cultura tem um banco de dados de objetos desaparecidos e vasculha coleções estrangeiras e leilões. Quando localizam uma pintura, livro ou outro objeto polonês saqueado, eles informam as autoridades daquele país.
O que você está lendo é [Museu espanhol devolve à Polônia pinturas roubadas pelos nazistas durante Segunda Guerra Mundial].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments