Bancada do PT anuncia apoio a Rodrigo Pacheco na eleição para presidente do Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tenta a reeleição. — Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado 1 de 1 O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tenta a reeleição. — Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tenta a reeleição. — Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A bancada do PT informou nesta quinta-feira (26) que apoiará o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na disputa pela presidência do Senado.

O anúncio foi feito após uma reunião dos senadores petistas, em Brasília.

A eleição para presidente do Senado está marcada para 1º de fevereiro e, além de Pacheco, devem disputar os senadores Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Podemos-CE).

Segundo o senador Fabiano Contarato (PT-ES), líder da legenda, um dos motivos que levaram o PT a apoiar Pacheco foi a postura dele em defesa da democracia durante os atos terroristas de 8 de janeiro e dos atos antidemocráticos de 7 de setembro do ano passado.

"O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, demonstrou um comportamento em defesa da democracia irrefutável. Eu acho que o melhor terreno para plantar e colher direitos é a democracia. Então, em momentos decisivos, ele, como presidente do Senado, teve uma atuação firme. [...] Então, neste momento, a bancada do PT no Senado defende, obviamente, a reeleição do presidente, senador Rodrigo Pacheco", afirmou Contarato.

Questionado sobre qual espaço deverá ser ocupado pelo PT na Mesa Diretora do Senado, caso Pacheco seja reeleito, Contarato informou que o partido ainda discutirá com Pacheco a qual cargo terá direito e, posteriormente, definir qual nome indicar.

"Com relação aos espaços e a participação do PT [na Mesa Diretora], isso nós estamos dialogando porque ainda não está definido. Vários pontos têm que ser levados em consideração, formação de blocos, atuação de outros partidos. Não é uma coisa que se define de forma imediata", declarou o líder.

Em dezembro, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo Lula no Congresso Nacional, já havia dito que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva iria apoiar a reeleição de Pacheco.

O senador mineiro comanda a Casa desde fevereiro de 2023 e, na ocasião, também recebeu apoio do PT.

O PT elegeu nove senadores para a legislatura 2023-2026 e, com isso, é a quarta maior bancada da Casa, atrás de PL, PSD e União Brasil.

Geralmente, quando as bancadas anunciam apoio a um candidato, articulam paralelamente a composição da Mesa Diretora, indicando, por exemplo, algum parlamentar para a vice-presidência ou para alguma das secretarias do Senado.

Essas funções têm estrutura com gabinete e funcionários, por exemplo.

O que você está lendo é [Bancada do PT anuncia apoio a Rodrigo Pacheco na eleição para presidente do Senado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...