Motorista flagrado abandonando cão em Pedra de Guaratiba diz que não era o dono; polícia vai investigar
O motorista flagrado abandonando um filhote em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, foi ouvido nesta quinta-feira (24) na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, e disse à polícia não ser o tutor do animal. A polícia vai investigar se ele falou a verdade.
"Ele alega que não é dono do cachorro, que esse cachorro é um cachorro de rua que tem a mania de correr atrás de carros que passam pela rua", disse o delegado Wellington Vieira, que vai ouvir testemunhas na região.
O cão foi levado para a delegacia pelo vereador Luiz Ramos Filho (PMN), presidente da Comissão de Direitos dos Animais da Câmara Municipal.
“No depoimento, ele alegou que não era o dono do cachorro, que tem um canil e que o cachorro estava atrás dele. Disse ser evangélico e que jamais faria isso com um animal. Esta é a versão dele e o caso precisa ser devidamente apurado porque abandonar animais é crime”, disse o vereador.
1 de 1 Vereador Luiz Ramos Filho leva cão abandonado para delegacia — Foto: DivulgaçãoVereador Luiz Ramos Filho leva cão abandonado para delegacia — Foto: Divulgação
O cão foi encontrado mais cedo nesta quinta-feira (26). Ele ganhou uma coleira, ração e água. Apesar de muito assustado, moradores conseguiram levá-lo para um terreno para evitar que fosse atropelado.
"Foi bem complicado, ficamos 1 hora na beira da pista, já era quase 1h da manhã. Os carros passavam em alta velocidade e ele tentava correr da gente. Mas, depois ele ficou mais calmo e aceitou colocar a coleira. A gente teve medo dele correr para a rua. No final deu tudo certo", conta a moradora Beatriz Casini, que ajudou no resgate do animal.
O cachorro foi levado para um veterinário e para a ONG Indefesos.
Um vídeo gravado por um casal em uma moto flagrou o momento em que um cão corre desesperado atrás do tutor que o abandonou em Pedra de Guaratiba na noite desta terça-feira (24).
O motorista do carro branco abre a porta e larga o animal no meio da rua. O casal fez o registro na tentativa de identificá-lo pela placa do veículo.
O cachorro corre o mais rápido que consegue e chega a alcançar o veículo, mas, mesmo assim, o condutor não para.
A denúncia chegou até o gabinete do presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara do Rio, que acionou a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.
O vereador Luiz Ramos Filho relata que recebe uma média de 300 denúncias de abandonos e maus-tratos contra animais por mês.
"Olha, é uma imagem muito triste ver esse cãozinho desesperado correndo atrás do carro. A gente recebe isso direto no gabinete e encaminha aos órgãos competentes para que possa ser punido. É preciso lembrar a essas pessoas que abandonar animais é crime", disse o vereador.
Ele relembra que os casos aumentam drasticamente no período de férias escolares.
“É preciso conscientizar a população para que a gente diminua esse índice altíssimo de abandono. Agora nas férias isso aumentou muito. É muita maldade abandonar o animal ao relento, a própria sorte", completa ele.
Segundo a Polícia Civil, as testemunhas não registraram o caso na delegacia, mas, ao tomar conhecimento da situação e das imagens, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) abriu um inquérito para investigar o caso e identificar o autor.
A corporação pede que a população denuncie esse tipo de crime para ajudar nas investigações.
A Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), no Jacarezinho, na Zona Norte, contabiliza até 60 abandonos na porta do local no mês de janeiro — uma média de 2 animais por dia.
Lotados, eles gastam cerca de 💥️R$ 600 mil por mês para conseguir cuidar de todos os animais.
Pessoas que abandonam animais podem ser presas em flagrante.
"Com relação a lei federal, há a previsão de 2 a 5 anos de prisão. Uma lei aqui do RJ prevê até 5 mil de multa. A pessoa em flagrante delito pode ser presa, basta denunciar e chamar as autoridades. As denúncias podem ser feitas pelo 1746, que a prefeitura do Rio de Janeiro, na medida do possível, recolheria os animais. Ou em qualquer delegacia para punibilidade do infrator porque o abandono está previsto como crime", explica Reynaldo Velloso, presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ.
O que você está lendo é [Motorista flagrado abandonando cão em Pedra de Guaratiba diz que não era o dono; polícia vai investigar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments