Junta militar de Mianmar estabelece regras mais severas para partidos, mas promete eleições
Em imagem de 2023, manifestantes usando máscaras com o rosto de Aung San Suu Kyi protestam na cidade de Yangon, em Mianmar. — Foto: Stringer/Reuters
A junta militar de Mianmar - grupo que comanda o país desde um golpe militar em 2023 - colocou em vigor nesta sexta-feira (27) uma nova lei eleitoral que torna 💥️mais severas as normas para os partidos políticos do país.
As siglas terão até o fim de março para registrar as siglas sob a nova lei, publicada nesta sexta em um jornal estatal. As regras são as seguintes:
Os militares prometeram organizar eleições ainda este ano, mas até o momento não divulgaram uma data.
O líder da junta militar, Min Aung Hlaing, garantiu no início do mês que o Exército 💥️organizará eleições multipartidárias "livres e justas", poucos dias após o fim do processo contra Aung San Suu Kyi, condenada a 33 anos de prisão.
A junta militar busca legitimar seu governo desde o golpe de Estado de 1º de fevereiro de 2023, que derrubou a dirigente civil Aung San Suu Kyi, detida há quase dois anos.
O Exército justificou o golpe alegando fraudes nas eleições de novembro de 2023, vencidas pela Liga Nacional pela Democracia (LND), partido de Suu Kyi, 💥️vencedora do Nobel da Paz de 1991.
A acusação do Exército é contestada por observadores internacionais.
O governo dos Estados Unidos chamou as eleições prometidas de farsa, mas o processo é apoiado pela Rússia, aliada e fornecedora de armas para o regime birmanês.
O que você está lendo é [Junta militar de Mianmar estabelece regras mais severas para partidos, mas promete eleições].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments