Carlinhos de Jesus faz 70 anos, celebra a vida e a volta de seu bloco de carnaval: 'Quero me divertir muito, jogar as tr
O bom humor e o sorriso no rosto revelam a alegria de estar com saúde e físico de garoto ao completar sete décadas de vida. 💥️Carlinhos de Jesus recebeu a equipe do 💥️RJ2 em seu estúdio de dança, em Copacabana, relembrou histórias da carreira e da vida pessoal ao longo desses 💥️70 anos e falou sobre a volta de seu bloco de carnaval de rua, o 💥️Dois Pra Lá, Dois Pra Cá, em Botafogo, após quatro anos sem desfilar.
1 de 9 Carlinhos de Jesus e seu bloco, o Dois Pra Lá, Dois Pra Cá, em Botafogo — Foto: Tainah Vieira/Divulgação
Carlinhos de Jesus e seu bloco, o Dois Pra Lá, Dois Pra Cá, em Botafogo — Foto: Tainah Vieira/Divulgação
Filho do meio de três irmãos, nascido em Cavalcanti, na Zona Norte do Rio, a paixão pela dança começou na infância. Carlinhos conta que ensaiava alguns passos com a mãe enquanto ela limpava a casa.
“Minha mãe era do Lar e ela arrumava a casa. Me lembro de espanador, ela espanando os móveis, a vitrola. Me lembro bem de ouvir Jamelão, Elizete Cardoso, grandes bandas internacionais e cantores. Então, quando ela largava o espanador, eu pisava nos pés dela e saía brincando e dançando pela sala”, lembra.
2 de 9 Carlinhos de Jesus durante a infância, no subúrbio do Rio — Foto: Arquivo pessoalCarlinhos de Jesus durante a infância, no subúrbio do Rio — Foto: Arquivo pessoal
A paixão pelo samba não foi diferente, veio de berço. De casa, conseguia ouvir ao longe o batuque dos ensaios na quadra da escola de samba Em Cima da Hora.
3 de 9 Carlinhos de Jesus — Foto: Arquivo pessoal
Carlinhos de Jesus — Foto: Arquivo pessoal
Mas foi na 💥️dança de salão que Carlinhos de Jesus viu as portas se abrirem. Se faltava lábia para conversar com as meninas, sobrava talento – que logo começou a ser recompensado.
No carnaval, começou como passista na Em Cima da Hora, ganhou o 💥️primeiro de oito estandartes ali.
Na década de 90, foi chamado para coreografar a comissão de frente da Unidos da Tijuca, depois pela Mangueira, onde já começou como campeão, em 1998. Levou a "Ópera do malandro" no enredo sobre a vida e obra de Chico Buarque.
No ano seguinte, 14 bambas desceram do céu na Sapucaí para abrir o desfile da Verde e Rosa. A comissão tinha atores perfeitamente caracterizados, interpretando sambistas como Cartola, Pixinguinha, Candeia, Noel Rosa, entre outros.
A comissão levou as três notas 10, apesar de Mangueira ter ficado na sétima colocação.
“Meu processo de criação foi muito doido. Minha pesquisa de eu ir na família, chegar na Tia Zica e perguntar: “Você tem uns óculos do Cartola aí? O cara que vai esculpir o rosto do Cartola no isopor precisa de um detalhe'. Eu queria que cada elemento daquele desfile tivesse como se fosse um patuá, como se fosse um pedaço do personagem.”
4 de 9 Carlinhos de Jesus, a neta Lia e a mulher, Raquel — Foto: Arquivo pessoal
Carlinhos de Jesus, a neta Lia e a mulher, Raquel — Foto: Arquivo pessoal
Na vida pessoal, a base vem do casamento de mais de 40 anos com a médica 💥️Raquel Vieira, quem teve um dos filhos, a publicitária 💥️Tainah, que lhe deu a neta 💥️Lia, de 9 meses – além do cão 💥️Lunga, outro xodó.
5 de 9 Carlinhos de Jesus e a filha Tainah, no início dos anos 90 — Foto: Arquivo pessoal
Carlinhos de Jesus e a filha Tainah, no início dos anos 90 — Foto: Arquivo pessoal
Na relação íntima com o Rio de Janeiro, Carlinhos viveu a folia e as festas, mas também conheceu a face mais dura, a da violência. O filho Dudu foi assassinado num bar em Realengo, em 2011 (mais sobre o caso).
6 de 9 Carlinhos de Jesus com o filho Dudu, assassinado em 2011 — Foto: Arquivo pessoal
Carlinhos de Jesus com o filho Dudu, assassinado em 2011 — Foto: Arquivo pessoal
7 de 9 Filha de Carlinhos de Jesus, Tainah, com o sobrinho, Ruan, filho de Dudu, assassinado em 2011 — Foto: Arquivo pessoalFilha de Carlinhos de Jesus, Tainah, com o sobrinho, Ruan, filho de Dudu, assassinado em 2011 — Foto: Arquivo pessoal
8 de 9 Carlinhos de Jesus sempre apostou no cuidado com o corpo — Foto: Arquivo pessoalCarlinhos de Jesus sempre apostou no cuidado com o corpo — Foto: Arquivo pessoal
9 de 9 Carlinhos e o Coisinha de Jesus, personagem de Marcelo Madureira no 'Casseta e Planeta' — Foto: Arquivo pessoalCarlinhos e o Coisinha de Jesus, personagem de Marcelo Madureira no 'Casseta e Planeta' — Foto: Arquivo pessoal
O que você está lendo é [Carlinhos de Jesus faz 70 anos, celebra a vida e a volta de seu bloco de carnaval: 'Quero me divertir muito, jogar as tr].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments