Pia, dentadura, panela e até brinquedo erótico estão entre os quase 170 mil itens esquecidos em meios de transporte de SP em 202
Há quem seja tachado porque esquece tudo por aí e quem seja marcado por um episódio pontual. Já imaginou esquecer uma panela dentro do Metrô? Ou uma gaiola de pássaros no ônibus? E uma dentadura no trem?
Pode parecer brincadeira, mas não é. Um levantamento da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) aponta que quase 14 mil objetos foram encaminhados todos os meses no ano passado às Centrais de Achados e Perdidos (CAPs) das empresas ligadas à STM. Isso significa que, em todo o ano de 2022, quase 170 mil itens diversos foram esquecidos por algum usuário no trem, no Metrô ou no ônibus.
1 de 3 Drone encontrado no sistema de transporte público de SP — Foto: Reprodução/TV GloboDrone encontrado no sistema de transporte público de SP — Foto: Reprodução/TV Globo
A lista é vasta, dos objetos comuns aos mais inusitados, e não há tamanho nem peso do item que interfira no esquecimento.
Entre os mais corriqueiros, são objetos pequenos como documentos, bilhetes de transporte, chaves e cartões, que podem cair de bolsos ou bolsas.
2 de 3 Bicicleta esquecida no sistema de transporte público de SP — Foto: Reprodução/TV GloboBicicleta esquecida no sistema de transporte público de SP — Foto: Reprodução/TV Globo
Mas os que realmente geram curiosidade são coisas como bicicletas, carrinhos de bebê, próteses de perna, pia de banheiro e muletas. Há também capacetes, gaiolas de pássaros, dentaduras, brinquedos eróticos e até panelas.
Segundo o psicólogo Erick Silva, “o esquecimento pode ser algo extremante natural, até porque nosso cérebro precisa fazer, de vez em quando, uma faxina. Porque imagina a gente carregar memórias coisas de uma vida inteira, o nosso ‘HD’ não suporta”.
O profissional ainda destacou que esquecimentos podem ser um sintoma de aspectos emocionais ou mesmo cognitivos, como estresse, ansiedade ou depressão.
Cada modal faz sua triagem dos itens esquecidos.
Em 2022, mais de 60 mil objetos foram perdidos só nas estações da CPTM, e cerca de 17 mil artigos foram devolvidos aos seus donos, o que equivale a 29% do total. Alguns dos passageiros tiveram a sorte de reaver seus itens após o serviço de busca ativa da equipe da CAP, que garantiu 54% do sucesso das devoluções.
3 de 3 Dentaduras esquecidas no transporte público de SP — Foto: Reprodução/TV GloboDentaduras esquecidas no transporte público de SP — Foto: Reprodução/TV Globo
Já no Metrô foram mais de 74 mil objetos perdidos, sendo que nessa lista, os três primeiros colocados são cartões (mais de 18 mil), documentos pessoais (mais de 12 mil) e bilhete de transporte (mais de 10 mil unidades).
Esses objetos são levados para uma das Centrais de Achados e Perdidos (CAP).
De acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, os documentos ficam guardados por 60 dias nas centrais do Metrô e da CPTM e por 90 dias na ViaMobilidade (Linha 5-Lilás) e na central do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara). Depois desse prazo, são entregues ao órgão emissor.
Os outros objetos são armazenados pelo mesmo período antes de serem doados a instituições ou para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSP).
Para as linhas metropolitanas que não operam no Corredor ABD, os passageiros devem entrar em contato diretamente com a empresa operadora.
Quando você tiver um objeto perdido, deve comparecer a uma das Centrais de Achados e Perdidos.
A STM informou que objetos encontrados são catalogados por cor, espécie e a condição em que se encontram. Há também um registro sobre a hora e o local em que foram encontrados. Se for um objeto comum, como um guarda-chuva, a pessoa tem de descrever detalhes como cor, dia e onde perdeu antes de conseguir resgatá-lo.
No caso de documentos, a pessoa deve passar as informações para verificação. Caso o item perdido seja dinheiro, o passageiro tem de falar a quantia exata.
💥️Confira a lista das Centrais de Achado e Perdidos:
💥️CPTM - Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade
💥️Metrô - Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 15-Prata
https://www.metro.sp.gov.br)
💥️ViaMobilidade - Linha 5-Lilás
💥️ViaMobilidade - Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda
💥️EMTU - Central de Achados e Perdidos do Corredor ABD (EMTU/Next Mobilidade)
💥️Concessionária Internorte (Guarulhos e região)
O que você está lendo é [Pia, dentadura, panela e até brinquedo erótico estão entre os quase 170 mil itens esquecidos em meios de transporte de SP em 202].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments