Chances de conflito dos EUA com China são 'muito altas', diz deputado republicano

O deputado dos EUA Michael McCaul durante encontro com Donald Trump, em Nova York, EUA, em 29 de novembro de 2016 — Foto: REUTERS/Mike Segar 1 de 2 O deputado dos EUA Michael McCaul durante encontro com Donald Trump, em Nova York, EUA, em 29 de novembro de 2016 — Foto: REUTERS/Mike Segar

O deputado dos EUA Michael McCaul durante encontro com Donald Trump, em Nova York, EUA, em 29 de novembro de 2016 — Foto: REUTERS/Mike Segar

Um importante republicano no Congresso dos Estados Unidos disse neste domingo (29) que as chances de conflito com a China por causa de Taiwan 💥"são muito altas", depois que um general norte-americano soltou um comunicado que alerta que os EUA vão entrar em guerra contra a China nos próximos dois anos.

Em um memorando datado de 1º de fevereiro, mas divulgado na sexta-feira, o general Mike Minihan, que chefia o Comando de Mobilidade Aérea dos EUA, escreveu à liderança de seus cerca de 110.000 membros dizendo: 💥"Meu instinto me diz que lutaremos em 2025."

"💥Espero que ele esteja errado... mas acho que ele está certo", disse Mike McCaul, o novo presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA, à Fox News neste domingo.

As opiniões do general não representam as do Pentágono, mas mostram preocupação nos mais altos escalões militares dos EUA sobre 💥️uma possível tentativa da 💥️China💥️ de exercer controle sobre 💥️Taiwan, ilha que a China considera como parte de seu território e um dos maiores polos de produção de chips do mundo.

McCaul disse que se a China falhar em assumir o controle de Taiwan sem violência, então "eles vão considerar uma 💥️invasão militar em minha opinião. Temos que estar preparados para isso".

Ele acusou o governo democrata do presidente Joe Biden de projetar 💥️fraqueza, após a retirada de tropas norte-americanas do Afeganistão, o que poderia tornar a guerra com a China mais provável.

O deputado Adam Smith, o principal democrata no Comitê de Serviços Armados da Câmara, disse discordar da avaliação do General Minihan.

Smith disse à Fox News que a guerra com a China "💥️não só é evitável, como é altamente improvável. Temos uma situação muito perigosa na China. Mas acho que os generais precisam ser muito cautelosos ao dizer que vamos para a 💥️guerra."

Smith disse que os Estados Unidos precisam estar em posição de dissuadir a China de uma ação militar contra Taiwan, "mas estou plenamente confiante de que podemos 💥evitar esse conflito se adotarmos a abordagem correta".

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse no início deste mês que 💥️duvidava seriamente que o aumento das atividades militares chinesas perto do Estreito de Taiwan fosse 💥️um sinal de uma invasão iminente da ilha por Pequim.

No sábado, um funcionário do 💥️Pentágono disse que os comentários do general Minihan "não representavam a visão do departamento sobre a China".

Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen (centro), fala durante coletiva de imprensa ao lado de sua equipe de governo sobre aumento no serviço militar obrigatório — Foto: Sam Yeh / AFP 2 de 2 Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen (centro), fala durante coletiva de imprensa ao lado de sua equipe de governo sobre aumento no serviço militar obrigatório — Foto: Sam Yeh / AFP

Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen (centro), fala durante coletiva de imprensa ao lado de sua equipe de governo sobre aumento no serviço militar obrigatório — Foto: Sam Yeh / AFP

O que você está lendo é [Chances de conflito dos EUA com China são 'muito altas', diz deputado republicano].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...