Desempenho cai, e pequena indústria aponta carga tributária e taxas de juros como principais problemas, diz CNI

Funcionários da indústria do Alto Tietê trabalham com solda — Foto: Miguel Ângelo/Ciesp 1 de 1 Funcionários da indústria do Alto Tietê trabalham com solda — Foto: Miguel Ângelo/Ciesp

Funcionários da indústria do Alto Tietê trabalham com solda — Foto: Miguel Ângelo/Ciesp

As pequenas indústrias brasileiras tiveram queda no índice de desempenho no último trimestre de 2022. É o que mostra o Panorama da Pequena Indústria (PPI), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira (30).

O recuo foi de 3,1 pontos, a 44,3 pontos – ainda assim, acima da média histórica, de 43,8 pontos. São consideradas de pequeno porte as indústrias com até 50 funcionários.

De acordo com o levantamento, a carga tributária e as taxas de juros foram os principais problemas enfrentados pelos empresários do setor nos últimos três meses do ano passado.

A pesquisa mostra que 37,6% dos empresários da indústria de transformação consideraram a carga tributária a principal dificuldade. Entre os empresários da construção, o problema foi apontado por 24,5%.

Já as taxas de juros elevadas ficaram no topo das reclamações da construção, citadas por 29,3% dos entrevistados. O problema também foi apontado por 21,9% na indústria da transformação.

O Índice de Situação Financeira, divulgado no PPI, teve leve queda nos últimos três meses de 2022, de 0,7 ponto, e fechou o ano a 43 pontos. Na comparação com o mesmo trimestre de 2023, o aumento foi de 1 ponto.

O levantamento também destaca as queixas em relação ao acesso ao crédito. Empresários dos três setores (construção, transformação e extrativa) relataram aumento da insatisfação no período.

A Selic, taxa básica de juros do país, está em 13,75% ao ano desde agosto de 2022.

Os empresários não iniciaram 2023 animados. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para as pequenas indústrias recuou para 48,8 pontos em janeiro de 2023, após queda de 1,9 ponto na comparação com dezembro.

É a primeira vez desde julho de 2023 que o empresário de pequeno porte relata falta de confiança.

O que você está lendo é [Desempenho cai, e pequena indústria aponta carga tributária e taxas de juros como principais problemas, diz CNI].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...