Confiança empresarial atinge menor nível desde março de 2023

O Índice de Confiança Empresarial do FGV IBRE cai 2,1 pontos em janeiro, para 88,6 pontos, o menor nível desde março de 2023 (85,9 pontos).

De acordo com Aloisio Campelo Jr., superintendente de Estatísticas do FGV IBRE, a queda da confiança empresarial em janeiro reflete a continuidade da tendência de desaceleração da atividade econômica iniciada no quarto trimestre de 2022 e as expectativas pouco otimistas para a evolução da economia no curto prazo.

“A piora do ambiente de negócios ocorre de forma disseminada entre os setores mas é percebida de forma mais acentuada nos segmentos do Comércio e de Serviços. Em relação ao futuro, as expectativas continuam piorando no horizonte de três meses mas deram sinais de melhora nas previsões para os seis meses seguintes”, avalia.

A queda da confiança empresarial em janeiro foi determinada principalmente pela piora das avaliações sobre a situação corrente dos negócios. O Índice da Situação Atual Empresarial recuou 4,3 pontos, para 90,9 pontos enquanto o Índice de Expectativas recuou 1,9 ponto, para 86,0 pontos, o menor nível desde março de 2023 (85,2 pontos).

O Índice de Confiança Empresarial consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.

Em janeiro, a confiança recuou em todos os setores que integram o indicador. As maiores quedas ocorreram no Comércio e em Serviços, seguidos da Construção. A confiança da Indústria ficou relativamente estável.

Em janeiro, a confiança empresarial subiu em 41% dos 49 segmentos avaliados, disseminação inferior à observada no mês anterior.

O que você está lendo é [Confiança empresarial atinge menor nível desde março de 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...