Pacheco defende debate sobre cargo vitalício para ex-presidentes e mandato com tempo limitado para ministros do STF

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), senador candidato à reeleição na presidência da Casa, disse que acha válida a discussão sobre o estabelecimento do cargo de senador vitalício para ex-presidentes da República.

Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram

“É uma ideia possível, uma ideia honesta, mas não pode ser casuísta, ela não pode ser só com o fim de se estabelecer algum tipo de proteção de presidente A ou de um presidente B”, disse em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, na terça-feira (31).

Na opinião de Pacheco, entretanto, a discussão sobre o tema deve levar um longo tempo e contar com a participação dos antigos chefes do Executivo Federal. “[A ideia] tem que ser amadurecida”, opinou.

Pacheco em entrevista ao Estúdio i — Foto: Reprodução/GloboNews 1 de 1 Pacheco em entrevista ao Estúdio i — Foto: Reprodução/GloboNews

Pacheco em entrevista ao Estúdio i — Foto: Reprodução/GloboNews

A discussão sobre conceder cargo de senador vitalício a ex-presidentes ganhou tração em meados de 2023

O senador afirmou também que considera “perfeitamente possível” discutir o estabelecimento de mandatos para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) com limite temporal – atualmente, os ministros têm mandato desde sua nomeação – a partir dos 35 anos – até completarem 70 anos.

Questionado sobre ter arquivado pedidos de impeachment de ministros do STF, Pacheco afirmou que o fez por não haver, em sua avaliação, fundamento jurídico ou conveniência política para fazê-lo. E opinou: “É uma versão enganosa de que o impeachment é capaz de pacificar, que o impeachment é a solução de todos os males, quando definitivamente não é.”

O que você está lendo é [Pacheco defende debate sobre cargo vitalício para ex-presidentes e mandato com tempo limitado para ministros do STF].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...