Acionistas minoritários da Americanas pedem bloqueio de bens de majoritários e afastamento de conselheiros e diretores executivo
Fachada das Lojas Americanas em Franca, no interior de SP. — Foto: IGOR DO VALE/ESTADÃO CONTEÚDO
Uma ação movida na Procuradoria da República em São Paulo pede o bloqueio imediato de bens - incluindo imóveis e ações - dos acionistas majoritários da Americanas, além do afastamento de todos os conselheiros e diretores executivos da rede varejista.
O pedido foi feito por um grupo de acionistas minoritários representados por um escritório de advocacia paulista.
Na ação, o grupo pede, ainda que todos os conselheiros e diretores da Americanas e, também, os sócios da empresa PwC que auditaram os balanços financeiros da rede sejam investigados por crime financeiro.
Dentre os argumentos apresentados à Procuradoria, o pedido aponta suposta "gestão fraudulenta" por parte da varejista ocultada pelos balanços financeiros auditados pela PwC. O documento enfatiza que os acionistas minoritários "viram seu patrimônio reduzido a pó" após a descoberta do escândalo financeiro.
"Com este cenário de provável fraude contábil derivada de gestão fraudulenta, os mais de 146 mil acionistas minoritários da Americanas (AMER3) que acreditaram na solidez e na confiabilidade da governança corporativa do Grupo, na competência e honestidade das auditorias realizadas pela empresa PWC (PricewaterhouseCoopers), assim como em todas as informações disponibilizadas aos investidores na central de resultados da empresa , viram seu patrimônio reduzido a pó", destaca trecho do pedido.
O que você está lendo é [Acionistas minoritários da Americanas pedem bloqueio de bens de majoritários e afastamento de conselheiros e diretores executivo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments