Prazo para Seap explicar fuga de 3 bandidos termina nesta quinta; VÍDEO mostra detalhes da fuga
Termina nesta quinta-feira (2) o prazo de 48 horas dado pela Vara de Execuções Penais (VEP) para que a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) explique como foi possível a 💥️fuga de 💥️três presos de alta periculosidade usando uma teresa – escada de lençóis e pedaços de madeira.
Fontes ligadas ao Complexo Penitenciário de Bangu contaram ao 💥️RJ2 detalhes da ação ().
Os detentos – Jean Carlos Nascimento dos Santos, o 💥️Jean do 18, Lucas Apostólico da Conceição, conhecido como 💥️Índio do Jardim Novo, e Marcelo de Almeida Farias Sterque, o 💥️Marcelinho da Merindiba () – serraram as grades da cela para ter acesso à galeria, onde serraram também o chamado solarium, a grade no teto por onde entram sol e vento.
Fontes disseram que é obrigatório ter um guarda no teto da cadeia 24 horas por dia, 💥️mas não havia ninguém.
No teto do presídio, os três presos tiveram acesso ao gramado da penitenciária. Com uma 💥️guia, feita de mais ou menos 15 cabos de vassoura, conseguiram levar a teresa até a haste da iluminação.
Subiram, 💥️cortaram a concertina – um tipo de arame farpado usado no alto de muros – e 💥️desceram pela escada de serviço que os policiais penais usam para chegar à guarita de segurança.
1 de 3 Presos usaram 15 cabos de vassoura para fazer uma guia e prender a teresa no alto do muro — Foto: Reprodução/TV GloboPresos usaram 15 cabos de vassoura para fazer uma guia e prender a teresa no alto do muro — Foto: Reprodução/TV Globo
2 de 3 Escada que funcionários usam para subir para a guarita foi usada para presos descerem na fuga — Foto: Reprodução/TV GloboEscada que funcionários usam para subir para a guarita foi usada para presos descerem na fuga — Foto: Reprodução/TV Globo
Chegaram, então, no lixão que fica do lado da penitenciaria e só precisaram passar por um buraco no muro para ganhar a liberdade, segundo fontes ouvidas pela TV Globo.
A Seap, no entanto, nega que o buraco estivesse aberto no dia da fuga: "o buraco em questão foi feito nesta terça-feira (31), pela equipe de funcionários do lixão (...) para a extração de uma raiz de uma árvore. A secretaria acrescenta, no entanto, que a Prefeitura do Complexo Penitenciário providenciou o fechamento do buraco ainda no final da tarde de ontem [terça]".
As fontes ouvidas pelo RJ2 contaram ainda que há dois sistemas de monitoramento por câmeras nas cadeias de Bangu:
A informação é de que atualmente esse sistema 💥️estaria sem HD, sem a possibilidade de gravar as imagens em arquivo.
A prova de que antes não era assim é um registro de agosto do ano passado. Uma fonte da Corregedoria da Seap diz que um dos fugitivos, Lucas Apostolico da Conceicao, o Índio, foi flagrado fazendo sexo com a mulher no pátio do presídio – e foi punido por causa das imagens.
Na quinta-feira (2), termina o prazo de 48 horas dado pela Vara de Execuções para que a Seap explique como a fuga foi possível.
O juiz corregedor Bruno Ruglieri quer informações sobre o funcionamento das câmeras e sobre a falta de luz na unidade nos últimos três meses, já que policiais penais alegam que houve queda de energia na unidade no domingo. A Light, concessionária de energia, já disse que não houve interrupção do fornecimento no presídio.
Um policial penal que estava de plantão em outra unidade do Complexo de Bangu também garantiu que não faltou energia depois da 9h da noite de sábado nem na madrugada de domingo, possível horário em que os três presos escaparam.
3 de 3 Jean Carlos Nascimento dos Santos, o Jean do 18 — Foto: Reprodução
Jean Carlos Nascimento dos Santos, o Jean do 18 — Foto: Reprodução
O que você está lendo é [Prazo para Seap explicar fuga de 3 bandidos termina nesta quinta; VÍDEO mostra detalhes da fuga].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments