Cabeleireira de SP relembra dia que fez tranças em Glória Maria e realizou sonho de conhecê-la: 'Me falou sobre aproveit

Juliana Ângelo Alves Lima com Gloria Maria em São Paulo — Foto: Arquivo Pessoal/Juliana Ângelo 1 de 4 Juliana Ângelo Alves Lima com Gloria Maria em São Paulo — Foto: Arquivo Pessoal/Juliana Ângelo

Juliana Ângelo Alves Lima com Gloria Maria em São Paulo — Foto: Arquivo Pessoal/Juliana Ângelo

A morte da jornalista Glória Maria nesta quinta-feira (2) fez com que uma cabeleireira de um salão da Zona Norte de São Paulo se emocionasse diante dos clientes ao relembrar quando realizou o sonho de conhecer a ícone da TV brasileira e pôde fazer tranças no cabelo dela.

Fã de Glória Maria, Juliana Ângelo Alves contou ao 💥️g1 que trabalha com tranças há 14 anos. Em 2023, teve a oportunidade de fazer parte da equipe de cabelereiros para uma capa de revista. Foi nesse dia que conheceu a jornalista.

A cabeleireira também contou que soube da morte de Glória assim que chegou para trabalhar. O marido, então, postou a foto das duas na rede social do salão como forma de homenagem.

"Eu fiquei arrasada. Todo mundo do salão chorou e eu já comecei a contar o dia que fiz tranças nela. Foi simplesmente um privilégio aquele dia. Uma das pessoas mais sensatas e humildes que conheci no meio artístico. Meu marido cuida das redes sociais e sugeriu a homenagem para ela".

💥️Leia também:

Glória Maria foi pioneira e inspirou gerações de mulheres negras — Foto: Acervo Globo 2 de 4 Glória Maria foi pioneira e inspirou gerações de mulheres negras — Foto: Acervo Globo

Glória Maria foi pioneira e inspirou gerações de mulheres negras — Foto: Acervo Globo

Glória Maria morreu nesta quinta-feira (2) no Rio de Janeiro. “É com muita tristeza que anunciamos a morte de nossa colega, a jornalista Glória Maria”, informou a TV Globo, em nota.

Em 2023, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão. O tratamento com imunoterapia teve sucesso. Depois, ela sofreu metástase no cérebro, que também pôde, inicialmente, ser tratada com êxito por meio de cirurgia, mas os novos tratamentos não avançaram.

“Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio”, afirma o comunicado.

Glória foi pioneira inúmeras vezes. Ela foi a primeira a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional, mostrou mais de 100 países em suas reportagens e protagonizou momentos históricos.

“Eu sou uma pessoa movida pela curiosidade e pelo susto. Se eu parar pra pensar racionalmente, não faço nada. Tenho que perder a racionalidade pra ir, deixar a curiosidade e o medo me levarem, que aí eu faço qualquer coisa.”

Glória Maria apresentou o Fantástico por 10 anos e depois o Globo Repórter — Foto: Acervo Globo 3 de 4 Glória Maria apresentou o Fantástico por 10 anos e depois o Globo Repórter — Foto: Acervo Globo

Glória Maria apresentou o Fantástico por 10 anos e depois o Globo Repórter — Foto: Acervo Globo

Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio de Janeiro. Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, estudou em colégios públicos e sempre se destacou. “Aprendi inglês, francês, latim e vencia todos os concursos de redação da escola”, lembrou, ao 💥️Memória Globo.

Glória também chegou a conciliar os estudos na faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) com o emprego de telefonista da Embratel.

Em 1970, foi levada por uma amiga para ser radioescuta da 💥️Globo do Rio. Naquele tempo sem internet, ela descobria o que acontecia na cidade ouvindo as frequências de rádio da polícia e fazendo rondas ao telefone, ligando para batalhões e delegacias.

Pioneira em muitos sentidos, Glória Maria inspirou gerações de mulheres negras — Foto: Acervo Globo 4 de 4 Pioneira em muitos sentidos, Glória Maria inspirou gerações de mulheres negras — Foto: Acervo Globo

Pioneira em muitos sentidos, Glória Maria inspirou gerações de mulheres negras — Foto: Acervo Globo

Na 💥️Globo, tornou-se repórter numa época em que os jornalistas ainda não apareciam no vídeo. A estreia como repórter foi em 1971, na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro. “Quem me ensinou tudo, a segurar o microfone, a falar, foi o Orlando Moreira, o primeiro repórter cinematográfico com quem trabalhei”.

Glória Maria trabalhou no 💥️Jornal Hoje, no 💥️RJTV e no 💥️Bom Dia Rio. Coube a ela a primeira reportagem do matinal local, há 40 anos, sobre a febre das corridas de rua.

No 💥️Jornal Nacional, foi a primeira repórter a aparecer ao vivo. Cobriu a posse de Jimmy Carter em Washington e, no Brasil, durante o período militar, entrevistou chefes de estado, como o ex-presidente João Baptista Figueiredo

“Foi quando ele [João Figueiredo] fez aquele discurso ‘eu prendo e arrebento’ – para defender a abertura [1979]. Na hora, o filme [para fazer a gravação da entrevista] acabou e não tínhamos conseguido gravar. Aí eu pedi: ‘Presidente, é a TV Globo, o Jornal Nacional, será que o senhor poderia repetir?'. 'Problema seu, eu não vou repetir’, disse Figueiredo. O ex-presidente dizia para a segurança: ‘Não deixa aquela neguinha chegar perto de mim’”, relembrou.

A partir de 1986, a jornalista integrou a equipe do Fantástico, do qual foi apresentadora de 1998 a 2007. Ficou conhecida pelas matérias especiais e viagens a lugares exóticos, e por entrevistar celebridades como Michael Jackson, Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e Madonna.

Com a cantora, Glória teve um encontro que definiu como especial. “Eu saí daqui, e diziam que a Madonna era difícil. Foi antipaticíssima com a Marília Gabriela e debochou do seu inglês”. Ao chegar, Glória Maria foi informada de que tinha quatro minutos para entrevistar Madonna.

O que você está lendo é [Cabeleireira de SP relembra dia que fez tranças em Glória Maria e realizou sonho de conhecê-la: 'Me falou sobre aproveit].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...