Morre o ex-presidente do Paquistão Pervez Musharraf
O ex-presidente do Paquistão Pervez Musharraf, morreu aos 79 anos, em Dubai neste domingo (5). Segundo informações do exército paquistanês, Musharraf estava hospitalizado desde junho de 2022 com amiloidose, uma doença rara.
Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram
"Posso confirmar que ele faleceu esta manhã", disse Shazia Siraj, porta-voz do consulado do Paquistão em Dubai e da embaixada em Abu Dhabi, à Reuters.
O primeiro-ministro Shehbaz Sharif, o presidente Arif Alvi e os chefes do exército, marinha e força aérea do Paquistão expressaram condolências por sua morte.
Um voo especial será feito para Dubai na segunda-feira para trazer o corpo de Musharraf de volta ao Paquistão para o enterro, informou o canal de TV local Geo News.
1 de 2 O ex-presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, em imagem de 2013 — Foto: B.K. Bangash / Arquivo / AP PhotoO ex-presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, em imagem de 2013 — Foto: B.K. Bangash / Arquivo / AP Photo
Musharraf teve forte apoio por muitos anos, sendo sua maior ameaça a Al Qaeda e outros militantes islâmicos que tentaram matá-lo pelo menos três vezes.
Mas seu uso pesado dos militares para reprimir a dissidência, bem como seu apoio contínuo aos Estados Unidos em sua luta contra a Al Qaeda e o Talibã afegão levaram à sua queda.
"Ele é chamado de ditador militar, mas nunca houve um sistema democrático mais forte do que sob seu comando", disse o ex-assessor de Musharraf Fawad Chaudhry, líder do partido do ex-primeiro-ministro Imran Khan.
2 de 2 O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, chega para se encontrar com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, em Downing Street, em Londres, em janeiro de 2008 — Foto: Stephen Hird/REUTERSO presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, chega para se encontrar com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, em Downing Street, em Londres, em janeiro de 2008 — Foto: Stephen Hird/REUTERS
Musharraf juntou-se ao que Washington chamou de sua "guerra ao terror" após os ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. O Paquistão forneceu às forças dos EUA acesso terrestre e aéreo ao Afeganistão sem litoral para perseguir os militantes da Al Qaeda identificados como responsáveis pelo complô.
O apoio era contrário à política de longa data do Paquistão de apoio ao Talibã, que então controlava o vizinho Afeganistão. Isso fez de Musharraf um alvo para militantes no Paquistão, além de fazer com que ele perdesse o apoio entre os elementos conservadores do próprio país.
O que você está lendo é [Morre o ex-presidente do Paquistão Pervez Musharraf].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments