Desabamento surpreende equipe de TV durante transmissão ao vivo; vídeos mostram momentos depois do terremoto na Turquia
Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região central da Turquia e foi sentido também na Síria, em Israel, no Iraque e no Chipre.
Até por volta de 12h (horário de Brasília), mais de 2.000 mortes tinham sido registradas.
Um vídeo mostra um prédio desabando após o fim do terremoto e pessoas correndo pelas ruas; há também imagens do momento do tremor, que mostram um cidade ficando sem luz.
Também foram registrados vídeos em que uma criança é socorrida ensaguentada após ser retirada de escombros e um socorrista fala com sobreviventes soterrados à espera de resgate.
Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região central da Turquia, matando mais de 1,5 mil pessoas no país e quase 600 na vizinha Síria. O tremor foi o mais forte na Turquia desde 1939. De acordo com órgãos nacionais, mais de 2,8 mil prédio foram destruídos na Turquia.
Uma equipe de televisão estava fazendo uma entrada ao vivo das ruas da cidade de Malátia para mostrar como estava a cidade durante o alerta de terremoto.
Durante a apresentação para a rede turca "ANEWS" tanto o repórter quanto o cinegrafista tiveram que sair correndo. Enquanto saiam do local da gravação eles presenciaram um forte tremor, mais uma das dezenas de réplicas do principal tremor.
O apresentador Yuksel Akalan conversou com um homem que saiu do meio da fumaça, assim como com uma família que passou por cima de escombros abraçada com seus cobertores por conta do frio na região. Ele pegou uma menina fragilizada no colo e a deixou em segurança mais pra frente da mesma rua.
Em um vídeo veiculado pela Urfa TV, um prédio desmorona momentos depois do fim do terremoto. Pessoas saem correndo e carros são cobertos pela poeira da demolição em questão de segundos .
Uma câmera de segurança na região de Siverek, na Turquia, registrou o tremor. Com ele, a luz na região acabou.
Alarmes de carros foram acionados.
Equipes de resgate salvaram uma criança ensanguentada dos escombros de prédios desabados na cidade de Azaz, no noroeste da Síria, depois do terremoto.
Imagens capturadas pela Reuters mostraram o momento dramático em que um grupo de resgate retirou a criança dos escombros antes de carregá-la às pressas para longe do local.
A região atingida na Síria está entre as principais áreas afetadas pela guerra que o país vive há 12 anos. Por conta disso, as contruções estão mais fragilizadas e suscetíveis a desmoronar.
Equipes de resgate conversaram com sobreviventes presos sob os escombros de um prédio que desabou em Malátia.
A pessoa tenta dialogar com um sobrevivente preso debaixo do que sobrou de uma construção:
"Qual cor você está vestindo? Você está vestindo rosa? Por favor, cuide-se por enquanto, não consigo ver mais nada", diz o socorrista.
Na gravação não é possível ouvir uma resposta.
Um prédio desabou em Malátia, uma grande cidade na região oriental da Turquia, nesta segunda-feira (6). O desmoronamento aconteceu durante os esforços de resgate no local.
Uma testemunha filmou o momento em que o prédio desabou e gerou uma fumaça pesada envolvendo a área.
Não há mais informações sobre feridos em Malátia.
Imagens de drones mostraram equipes de resgate na cidade de Adana vasculhando os escombros de um prédio desabado.
Pessoas aparecem sobre pilhas do que sobrou de algumas construções e ajudam umas as outras na retirada desses dejetos.
O tremor durou cerca de um minuto e quebrou janelas, de acordo com uma testemunha da Reuters em Diyarbakir, 350 km a leste, onde um oficial de segurança disse que pelo menos 17 prédios desabaram.
Um prédio caiu enquanto uma equipe de resgate tentava encontrar sobreviventes nos escombros de uma outra construção na cidade de Diarbaquir.
As pessoas em torno viram o desmoronamento e foram recomendados a se afastar pelas equipes que estavam no local.
Já na Síria, a cidade de Aleppo esteve no raio de ação deste terremoto. Civis que estavam na calçada gravaram uma construção momentos antes dela cair. Não há informações sobre feridos neste prédio.
Aleppo é uma das mais cidades mais conhecidas do país devido à guerra civil que acontece na Síria há 12 anos.
Isso faz com que as construções sejam mais vulneráveis e menos resistentes.
O que você está lendo é [Desabamento surpreende equipe de TV durante transmissão ao vivo; vídeos mostram momentos depois do terremoto na Turquia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments