Madrugada de frio e quantidade de prédios destruídos dificultam resgate na Turquia e na Síria; contagem de mortos passa de 5 mil

As equipes de resgate na Turquia e na Síria fazem buscas durante a madrugada de terça-feira (7, ainda dia 6 no Brasil) na esperança de encontrar mais sobreviventes do terremoto de magnitude 7,8 que atingiu os países.

Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram

Já foram confirmadas mais de 5 mil mortes: na Turquia, 2.900 morreram, segundo o último balanço do governo; na Síria, foram 1.444, segundo a agência de notícias Reuters.

As autoridades temem que mais pessoas morram antes do amanhecer. Há possibilidade de tremores secundários, e as equipes de resgate ainda procuram sobreviventes entre emaranhados de metal e concreto dos escombros espalhados pela região.

A quantidade de prédios destruídos é grande: milhares de edifícios desabaram em uma área que se estende de Alepo e Hama, na Síria, até Diyarbakir, na Turquia.

Só na Turquia, mais de 5.600 prédios foram destruídos, de acordo com informações de autoridades do país. Hospitais também foram atingidos — uma unidade de saúde inteira caiu na cidade de Iskenderun.

💥️LEIA MAIS:

Buscas por sobreviventes na cidade de Diyarbakir, na Turquia, em 6 de fevereiro de 2023 — Foto: Sertac Kayar/Reuters 1 de 4 Buscas por sobreviventes na cidade de Diyarbakir, na Turquia, em 6 de fevereiro de 2023 — Foto: Sertac Kayar/Reuters

Buscas por sobreviventes na cidade de Diyarbakir, na Turquia, em 6 de fevereiro de 2023 — Foto: Sertac Kayar/Reuters

Dezenas de milhares de pessoas ficaram desabrigadas na Turquia e na Síria, e essas pessoas enfrentam uma noite de frio.

Na terça-feira, a mínima em Gaziantep, na Turquia, deve ser de -3ºC. Em Alepo, na Síria, a mínima prevista é de 1ºC.

Na Turquia, as pessoas que não podem voltar para casa se refugiaram em shoppings, estádios, mesquitas e centros comunitários.

Este 💥️terremoto de magnitude 7,8 foi o mais forte desde 1939 na região, que fica sobre várias placas tectônicas. Segundo relatos, o tremor💥️ durou mais de um minuto e meio e gerou💥️ dezenas de réplicas. A última delas foi💥️ outro terremoto de magnitude 7,6,💥também na região central da Turquia, por volta de 13h30 no horário local (7h30 no horário de Brasília).

A 💥️profundidade, de cerca de dez quilômetros, e a💥️ duração do tremor são dois fatores que explicam a grande destruição provocada — imagens mostram prédios inteiros desabados e municípios amplamente destruídos.

Segundo as autoridades, sabe-se que:

Pessoas procuram conhecidos entre escombros após terremoto. — Foto: Reuters/Sertac Kayar 2 de 4 Pessoas procuram conhecidos entre escombros após terremoto. — Foto: Reuters/Sertac Kayar

Pessoas procuram conhecidos entre escombros após terremoto. — Foto: Reuters/Sertac Kayar

Equipes de resgate e aeronaves da Turquia ainda vasculham toda a região ao redor da cidade de Kahramanmaras.

Edifícios foram danificados, e 💥️pessoas se reuniram em ruas cobertas por neve para não ficar dentro de prédios, como a televisão estatal TRT mostrou em sua programação.

O presidente da Turquia, Recep Tayip Erdogan, lamentou o episódio.

Equipes de resgate carregam uma pessoa em uma maca em meio aos escombros — Foto: Reuterus 3 de 4 Equipes de resgate carregam uma pessoa em uma maca em meio aos escombros — Foto: Reuterus

Equipes de resgate carregam uma pessoa em uma maca em meio aos escombros — Foto: Reuterus

Após o tremor, o governo turco declarou alerta de nível 4 de emergência nacional, o que significa um pedido de assistência internacional. Diante da solicitação, mais de 45 países já anunciaram ajuda, entre eles os Estados Unidos, Israel e Ucrânia:

Terremoto mata mais de mil pessoas na Turquia e na Síria — Foto: Arte/g1 4 de 4 Terremoto mata mais de mil pessoas na Turquia e na Síria — Foto: Arte/g1

Terremoto mata mais de mil pessoas na Turquia e na Síria — Foto: Arte/g1

O que você está lendo é [Madrugada de frio e quantidade de prédios destruídos dificultam resgate na Turquia e na Síria; contagem de mortos passa de 5 mil].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...