Zelensky faz visita surpresa ao Reino Unido, se reúne com rei Charles III e pede mais aviões caça
Rei Charles III recebe o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que visitou Londres, em 8 de fevereiro de 2023. — Foto: Aaron Chown/ AP
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou nesta quarta-feira (8) no Reino Unido em uma 💥️visita surpresa de dois dias à Europa. Na viagem, Zelensky tentará angariar mais caça-aviões e fechar parcerias com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Esta💥️ é a segunda visita do presidente ucraniano ao exterior desde o início da guerra em seu país, há quase um ano. A primeira visita foi aos Estados Unidos, no fim de dezembro.
Na visita, Zelensky discursou no Parlamento e foi recebido pelo rei Charles III.
2 de 2 O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fala a parlamentares britânicos em Westminster Hall, prédio onde fica o Parlamento, em Londres, em 8 de fevereiro de 2023. — Foto: Stefan Rousseau/Pool via ReutersO presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fala a parlamentares britânicos em Westminster Hall, prédio onde fica o Parlamento, em Londres, em 8 de fevereiro de 2023. — Foto: Stefan Rousseau/Pool via Reuters
Em reunião com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, Zelensky pedir "as armas necessárias dos aliados para parar a ofensiva russa e libertar todos os territórios ucranianos temporariamente ocupados".
Depois, diante dos parlamentares reunidos em um lotado Westminter Hall, a enorme sala onde o funeral da rainha Elizabeth II foi realizado em setembro, ele💥️ insistiu que o Ocidente deveria fornecer caças.
Um dos principais objetivos da viagem é também discutir o treinamento de pilotos de caça ucranianos pela Otan, o que deve gerar uma forte reação de Moscou - o governo russo diz frequentemente que reagirá caso a aliança militar ocidental entre na guerra.
"A visita do presidente Zelenskiy ao Reino Unido é uma prova da coragem, determinação e luta de seu país, e uma prova da amizade inquebrantável entre nossos dois países", disse o premiê britânico, Rishi Sunak, em um comunicado.
Ainda nesta quarta, o presidente ucraniano seguirá para Paris. Na quinta-feira (9), ele irá a Bruxelas, a convite do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
Em 22 de dezembro, Zelensky fez uma viagem curta a Washington - sua primeira internacional desde o início da guerra - e se reuniu com o presidente americano, Joe Biden, e discursou no Congresso.
Na semana passada, o presidente ucraniano recebeu em Kiev a líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e de Charles Michel.
Em 2022, Zelensky solicitou a adesão à UE. O país recebeu apoio, mas os líderes do bloco lembraram que o processo de adesão plena costuma levar anos de intensas negociações.
A UE já destinou dezenas de bilhões de euros em ajuda à Ucrânia e organizou a entrega de armamentos às Forças Armadas para enfrentar a ofensiva russa.
O que você está lendo é [Zelensky faz visita surpresa ao Reino Unido, se reúne com rei Charles III e pede mais aviões caça].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments