Servidores do Congresso fazem ato pela democracia um mês após ataques aos três poderes
Servidores do Congresso Nacional fizeram ato em defesa da democracia para marcar a data de um mês dos ataques golpistas — Foto: Beatriz Borges/ g1
Servidores que trabalham no Congresso Nacional fizeram na tarde desta quarta-feira (8) um ato em defesa da democracia. O evento, no Salão Negro do Congresso, ocorre um mês após os ataques golpistas que depredaram as sedes dos três poderes.
No dia 8 de janeiro, Câmara e Senado foram alvo de vândalos, que invadiram o Congresso, destruíram móveis e equipamentos, quebraram vidraças e rasgaram obras de arte.
O ato desta quinta, de acordo com os organizadores, serve para mostrar que a democracia não se dobra aos ataques golpistas.
Logo no início do evento, foi feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do terremoto na Turquia e na Síria.
Em seguida, o diretor da Polícia Legislativa do Senado, Giovani Viana, fez um discurso. Chamou o ato de "louvável e simbólico" e disse que a instituição está sempre de prontidão para defender a democracia.
Também em discurso, o diretor da Polícia Legislativa da Câmara, Adilson da Paz, disse que jamais poderia imaginar o que aconteceu no dia 8 de janeiro, mas que os ataques serviram para fortalecer as instituições do país.
"Aquele 8 de janeiro veio para fortalecer mais a democracia o que mais me orgulha do dia 8 é a bravura dos meus companheiros. Homens e mulheres que não sabiam se voltariam para casa.Agradeço por esse momento de estar, não comemorando a invasão, mas a democracia. Unidos somos mais fortes", afirmou.
Em seguida, os servidores foram para o gramado em frente ao Congresso e deram as mãos em torno de uma bandeira com a palavra "democracia".
Nestes 30 dias decorridos desde o ataque:
O que você está lendo é [Servidores do Congresso fazem ato pela democracia um mês após ataques aos três poderes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments