Grande Rio vai entrar na Sapucaí sob a proteção de mais de 30 imagens de São Jorge
Mais de 30 imagens diferentes de São Jorge vão desfilar pela Grande Rio — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1 Rio
Depois de conquistar seu primeiro campeonato evocando as energias de Exu, a Acadêmicos do Grande Rio vai voltar à Marquês de Sapucaí sob a proteção de São Jorge - ou de Ogum, de acordo com o sincretismo religioso, no Rio. No enredo em homenagem ao cantor e compositor Zeca Pagodinho, o santo guerreiro vai ser presença marcante durante todo o desfile.
A Grande Rio será a segunda escola de domingo (19) a desfilar. E vai apresentar o enredo "“Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar!”, dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora.
2 de 3 Entre as inúmeras representações de São Jorge que a Grande Rio vai levar para a Sapucaí, uma tem imagem de um menino — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1 RioEntre as inúmeras representações de São Jorge que a Grande Rio vai levar para a Sapucaí, uma tem imagem de um menino — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1 Rio
Os carnavalescos lembram que São Jorge é o santo de devoção de Zeca Pagodinho. E que o cantor tem imagens do santo de todas as formas e tamanhos espalhados por inúmeros altares em sua casa.
"Não tem como dissociar o Zeca de São Jorge. Ele tem muita fé no santo, vai à festa na Igreja Matriz em Quintino, todos os anos. E se diz muito agradecido ao santo e diz que Ogum é seu guia. A religiosidade é uma característica muito grande da obra de Zeca. Seria impossível fazer um enredo sobre Zeca e não falar de São Jorge ou Ogum", disse Bora.
3 de 3 Grande Rio reproduziu grande parte das imagens de São Jorge ou Ogum que Zeca Pagodinho tem em casa — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1 RioGrande Rio reproduziu grande parte das imagens de São Jorge ou Ogum que Zeca Pagodinho tem em casa — Foto: Alba Valéria Mendonça/g1 Rio
Somente em esculturas, a Grande Rio vai ter 37 imagens diferentes de São Jorge, sem falar nas reproduções em fantasias. A grande maioria, inspirada nas imagens que estão na casa do cantor. O santo aparece em sua imagem tradicional medieval, em forma de criança, esculpido em madeira, decorado com flores, imitando azulejos portugueses. Tem até um São Jorge da floresta, que usa um arco e flecha para matar uma onça alada.
A maior escultura, segundo Bora, é a reprodução de um São Jorge feito pela artista plástica Marina Vergara, representando uma estátua do santo que existe em Estocolmo.
"Além de devoto, o Zeca coleciona imagens que ele comprou ou mesmo ganhou de fãs, inclusive do exterior. Sem falar que há inúmeras músicas gravadas por ele que falam do santo, como "Ogum' e 'Minha fé' em São Jorge ou Ogum", afirmou o carnavalesco.
Deixar o santo guerreiro de fora de um enredo em homenagem a Zeca Pagodinho, segundo Bora, seria cometer um pecado sem tamanho.
O que você está lendo é [Grande Rio vai entrar na Sapucaí sob a proteção de mais de 30 imagens de São Jorge].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments