Moldávia afirma que Rússia tinha plano para derrubar o governo

Maia Sandu, da Moldávia, em novembro de 2022 — Foto: Yoan Valat/Reuters 1 de 1 Maia Sandu, da Moldávia, em novembro de 2022 — Foto: Yoan Valat/Reuters

Maia Sandu, da Moldávia, em novembro de 2022 — Foto: Yoan Valat/Reuters

A presidente da Moldávia, Maia Sandu, afirmou nesta segunda-feira (13) que a Rússia tinha planos para derrubar o governo de seu país e anunciou novas medidas de segurança.

Compartilhe esta notícia pelo WhatsAppCompartilhe esta notícia pelo Telegram

"O plano inclui ataques contra prédios estatais e a tomada de reféns por sabotadores de origem militar disfarçados de civis", disse Sandu à imprensa. O governo dela é tido como pró-Europa.

A informação foi mencionada pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na semana passada, e vem de documentos interceptados pelo serviço secreto ucraniano.

"O objetivo é derrubar a ordem constitucional e substituir o poder legítimo em Chisinau por um ilegítimo", disse a chefe de Estado, que está no cargo desde dezembro de 2023.

Segundo ela, o governo da Rússia conta com "o envolvimento de forças internas", como o partido de Ilan Sor, um magnata aliado da Rússia, mas também de cidadãos russos, belorrussos, sérvios e montenegrinos.

A Moldávia, candidata a entrar na União Europeia desde meados de 2022, sofreu várias crises desde o início da guerra na Ucrânia e passou vários meses denunciando a "chantagem energética russa", que reduziu pela metade suas entregas de gás.

O que você está lendo é [Moldávia afirma que Rússia tinha plano para derrubar o governo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...