Prefeitura do Rio anuncia 1.240 novos professores até o final de março para suprir déficit na rede municipal

A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), anunciou a chegada de 💥️1.240 professores para suprir as necessidades da rede pública de ensino no município. O objetivo é que até março todos os profissionais possam estar em sala de aula.

Ao todo, serão 💥️570 professores convocados dos bancos de aprovados em concursos anteriores, além de 💥️670 contratações temporárias.

Na última segunda-feira (13), pais e responsáveis de alunos matriculados afirmaram que muitos estudantes estão perdendo aula pela falta de profissionais na rede.

De acordo com um levantamento feito pela vereadora 💥️Luciana Boiteux (Psol), a rede municipal perdeu 💥️6.120 professores nos últimos dez anos, quando o número de educadores caiu de 42.536 para 36.416.

Ao 💥️RJ2, o secretário de educação do Rio de Janeiro, 💥️Renan Ferreirinha, disse nesta terça-feira (14) que o problema deve ser resolvido ao longo do mês de março.

A SME também anunciou que nesta última semana houve uma grande adesão ao sistema de horas extras, onde mais de 💥️10 mil professores aderiram à modalidade conhecida como Dupla Regência, com uma carga horária que varia de acordo com a disponibilidade de cada profissional. O processo de sinalização de interesse por parte dos professores foi iniciado em janeiro.

Segundo um levantamento feito pela vereadora Luciana Boiteux (Psol), com base em dados oficiais da Prefeitura do Rio de Janeiro, o número total de professores caiu de 42.536 para 36.416, em dez anos. São 6.120 professores a menos

Entre os profissionais de apoio da educação, houve uma queda de 16.712 em 2014 para 12.186 em 2023. São 4.018 profissionais a menos.

Para a parlamentar, se a falta de professores já era uma realidade há 10 anos, agora é ainda pior.

"Para solucionar, é imprescindível realizar novos concursos públicos e convocar os aprovados dos concursos que ainda estão com validade. Além disso, garantir a migração dos milhares de professores que querem ampliar sua jornada de trabalho para 40h e que hoje já dobram sua carga horária por meio da Dupla Regência", comentou Luciana Boiteux.

Em nota, a secretaria disse que o levantamento feito pela vereadora "não reflete a realidade".

"Sobre a redução dos números de professores apresentado pela vereadora, cabe esclarecer que ele não reflete a realidade da rede, já que, todos os profissionais que entraram na rede nos últimos anos são de concursos de 40 horas e não mais concursados de 16 ou 22.5 horas, prática comum há alguns anos. Desta forma, era necessário contratar dois professores ou mais para cumprir a mesma carga horária que um professor corresponde agora", dizia pate da nota da SME.

O que você está lendo é [Prefeitura do Rio anuncia 1.240 novos professores até o final de março para suprir déficit na rede municipal].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...