Moradores de bairro de São Gonçalo contam que perderam tudo em temporal: ‘É a segunda vez este ano’
Moradores do bairro Barro Vermelho, em São Gonçalo, contam que perderam tudo no temporal que atingiu a cidade na noite de segunda-feira (13) — Foto: Reprodução/ TV Globo
Moradores do Barro Vermelho, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, contam que perderam tudo o que tinham em casa após o temporal na noite de segunda-feira (13). As ruas seguem tomadas de lama e entulho depois de chover cerca de 200 mm em apenas uma hora. A cidade segue em estado de emergência.
Na manhã desta quarta (15), eles não conseguiam caminhar na Travessa Simões, um dos principais locais do bairro.
“É horrível, um pesadelo para a gente. E todo mundo aqui perdendo tudo. Os muros arrebentando. A tristeza é muito grande porque as pessoas perderam tudo, tudo”, lamenta um morador.
No meio do temporal, uma idosa acamada foi retirada de casa em um colchão inflável com a ajuda dos moradores.
"Tivemos que entrar dentro d’água, todo mundo em pânico, gritando. Colocamos um colchão, para não afundar. Ficamos quatro lá dentro e outros quatro aqui fora. Tivemos dificuldade para passar pelo portão, que é pequeno. Tiramos a idosa e a cuidadora dela. Viemos aqui e tiramos duas crianças, um cachorro e um casal também", contou um dos moradores que trabalhou no resgate.
Tatiane tentava se locomover usando dois sacos nos pés em busca de proteção. A lama se misturou com água e esgoto, causando riscos à vida dos moradores. Ela conta que perdeu todos os móveis, mas o que mais lamenta é o berço da filha, de dez meses.
“Eu perdi tudo. Esse aqui é o entulho que restou da minha residência e do vizinho. Aqui nas paredes a marca da água que ficou”, disse a moradora.
2 de 5 Tatiane, moradora do bairro Barro Vermelho, em São Gonçalo, mostra o berço do bebê de dez meses que foi levado pela chuva — Foto: Reprodução/ TV GloboTatiane, moradora do bairro Barro Vermelho, em São Gonçalo, mostra o berço do bebê de dez meses que foi levado pela chuva — Foto: Reprodução/ TV Globo
Ela disse que uma máquina da prefeitura chegou a ir até o local no fim da tarde de terça (14), mas que o pneu do equipamento teve problema e os trabalhadores foram embora.
Outro morador conta que ficou com água na altura do pescoço e teve que tirar os filhos de casa no meio do temporal.
3 de 5 Rua do bairro Barro Vermelho, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio — Foto: Reprodução/ TV GloboRua do bairro Barro Vermelho, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio — Foto: Reprodução/ TV Globo
“Foi brabo. Eu, com uma criança de 4 anos e um bebê de 11 [meses]. E quase que eu morro com os meus filhos e minha esposa. Não tem nada. Fiquei em cima do móvel gritando socorro. Os vizinhos me ajudaram, esse rapaz botou o meu filho na caixa de isopor, pulei, entrei com água, pulei de novo, minha filha não queria, começou a gritar, botei em cima do colchão e levei até o morro”, contou.
O Corpo de Bombeiros segue, na manhã desta quarta, a busca por três pessoas que moravam em uma casa que desabou no bairro Engenho Pequeno.
4 de 5 Bombeiros buscam três pessoas que moravam em uma casa que desabou no bairro Engenho Pequeno — Foto: DivulgaçãoBombeiros buscam três pessoas que moravam em uma casa que desabou no bairro Engenho Pequeno — Foto: Divulgação
No bairro Lindo Parque, as casas também foram tomadas pela água. Assim como no Barro Vermelho, as casas e ruas ficaram tomadas de lama após o nível da enchente baixar. Os moradores contam o prejuízo e dizem que o problema acontece há muito tempo.
“Meus pais passam por isso desde antes da gente nascer. Desde a infância deles que eles passam por isso. E a gente também”, disse Mariane, que vive na área com a família.
Com a perda de tudo o que tinham em casa, mais uma vez eles encontram o desafio de reconstruir a vida com o pouco que ganham.
“É horrível, um pânico. Um desespero. Pago aluguel como? Eu trabalho como diarista. Eu sou pensionista sim. Minha pensão se resume a R$ 600”, contou outra moradora.
5 de 5 Casas foram inundadas pela lama no bairro Lindo Parque, em São Gonçalo — Foto: Reprodução/ TV GloboCasas foram inundadas pela lama no bairro Lindo Parque, em São Gonçalo — Foto: Reprodução/ TV Globo
De acordo com a Defesa Civil, 143 locais foram vistoriados pelos técnicos do órgão até terça. Dez espaços foram interditados.
A Prefeitura de São Gonçalo destaca que existem 16 pontos de apoio na cidade e 287 pessoas foram cadastradas.
Dezoito sirenes foram acionadas em vários pontos do município.
O que você está lendo é [Moradores de bairro de São Gonçalo contam que perderam tudo em temporal: ‘É a segunda vez este ano’].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments