Oposição venezuelana, hoje sem um líder formal, terá primárias em outubro para escolher candidato à presidência

A oposição venezuelana agendou para 22 de outubro as primárias para definir um candidato para enfrentar o presidente socialista Nicolás Maduro nas eleições previstas para 2024, disseram organizadores do processo nesta quarta-feira (15).

"É nossa data, a estamos encarando com a maior certeza e o maior rigor", disse a jornalistas Jesús María Casal, presidente da comissão nacional das primárias. Ela afirmou que as primárias representam um exercício de direitos.

Entre os passos necessários para avançar no processo, será solicitada a atualização do registro eleitoral para a inclusão de novos eleitores, disse Casal.

"Vamos passo a passo, o passo agora são os centros de votação, o dia de inscrição e registro e, assim, seguimos avançando", afirmou Casal sobre o cronograma das primárias.

Cartazes eleitorais promovendo a candidata da oposição ao conselho municipal Luisana Uzcategui desfiguram cartazes da candidata governamental Miranda Hector Rodriguez, em Caracas, capital da Venezuela, em 19 de novembro de 2023 — Foto: Ariana Cubillos/AP 1 de 1 Cartazes eleitorais promovendo a candidata da oposição ao conselho municipal Luisana Uzcategui desfiguram cartazes da candidata governamental Miranda Hector Rodriguez, em Caracas, capital da Venezuela, em 19 de novembro de 2023 — Foto: Ariana Cubillos/AP

Cartazes eleitorais promovendo a candidata da oposição ao conselho municipal Luisana Uzcategui desfiguram cartazes da candidata governamental Miranda Hector Rodriguez, em Caracas, capital da Venezuela, em 19 de novembro de 2023 — Foto: Ariana Cubillos/AP

Alguns membros da oposição da Venezuela foram inabilitados politicamente. Os mais conhecidos são os seguintes:

Casal, a presidente da comissão nacional das primárias, afirmou que se essas pessoas poderão, sim, se candidatar às primárias.

"As inabilitações políticas não têm nenhum valor nas candidaturas, para se candidatar, não importa que se tenha essa inabilitação porque viola os direitos humanos", disse Casal.

O que você está lendo é [Oposição venezuelana, hoje sem um líder formal, terá primárias em outubro para escolher candidato à presidência].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...