Presidente de escola de samba da última divisão de SP corre para conseguir desfilar: 'A gente se prepara com o que dá pa
Membros da escola Iracema Meu Grande Amor ensaiam em uma calçada — Foto: Arquivo pessoal
Além das escolas de samba que fazem parte da Liga SP, a cidade também possui mais de 60 agremiações que integram a Uesp (União das Escolas de Samba de São Paulo). Entre elas está a Iracema Meu Grande Amor, do Jardim Iracema, na Zona Norte de capital, que foi fundada em 1989 e até hoje está na ativa fazendo carnaval mesmo com todas as dificuldades causadas pela falta de recursos financeiros.
Durante cinco dias, o 💥️g1 tentou visitar a escola, mas foi impossível porque, faltando uma semana para o desfile, o presidente da Iracema estava percorrendo diversos bairros da capital para encontrar adereçõs para a agremiação conseguir entrar na avenida. A Iracema vai para a avenida neste domingo (19), no Butantã, na Zona Oeste.
Na quinta-feira (9) o 💥️g1 começou a entrar em contato com a escola, mas só conseguiu conversar com o presidente, Antônio Cândido dos Santos, na sexta-feira (10).
💥️LEIA TAMBÉM:
Na primeira vez que atendeu a ligação, Toninho, como é conhecido, estava no metrô, indo para o Centro comprar fantasias e peças para o desfile.
2 de 4 Toninho atendendo o celular no metro de SP. — Foto: Wagner Magalhaes/ Arte g1Toninho atendendo o celular no metro de SP. — Foto: Wagner Magalhaes/ Arte g1
Toninho atendeu o 💥️g1 enquanto estava na fila do caixa de um estabelecimento comprando a roupa da segunda porta-bandeira da escola.
3 de 4 Toninho atendendo o g1 na fila do caixa. — Foto: Wagner Magalhaes/ Arte g1
Toninho atendendo o g1 na fila do caixa. — Foto: Wagner Magalhaes/ Arte g1
O presidente da escola conta que cresceu no Jardim Iracema, entre a Freguesia do Ó e a Vila Brasilândia, e frequentava a escola Rosas de Ouro. Mas todos os dias passava em frente a uma lanchonete na esquina da casa dele onde sambistas da Iracema se reuniam e foi lá que começou a aproximação com a escola.
O nome da escola foi inspirado no próprio bairro, mas também é um trecho da música "Iracema", de Adoniran Barbosa, que já foi samba-enredo da escola.
Ao todo, em seus 33 anos, a escola já realizou mais de 30 desfiles. Em 2023, ela ficou em 11° lugar no Acesso II de Bairros, mas em 2022 caiu para o Acesso III, ficando na 12ª posição. Neste ano, caso a escola fique nas últimas posições, ela corre o risco de ficar sem desfilar no próximo carnaval.
"Nossa situação já foi muito boa como escola, estivemos em grupos elevados. Mas há três anos tivemos muitos problemas, nossos barracões acabaram enchendo de água, perdemos muita coisa, muito material. Também guardávamos coisas no Ceasa que foram perdidos por conta de uma enchente em 2017", afirmou.
Para Toninho, estar em uma escola de samba dos grupos da Uesp é fazer o carnaval completamente por amor, sem pensar em dinheiro.
"A gente se prepara com o que dá para fazer, dentro do regulamento. É muito triste, todos temos que trabalhar com comprometimento, sem dinheiro, para conseguir sobreviver em um grupo realmente muito triste para fazer carnaval. Eu sou criado na Vila Brasilândia, é um bairro muito sofrido, eu sei dos problemas do meu bairro, sei que precisa de investimento, no carnaval é igual", afirma.
Toninho conta que a escola tem um barracão improvisado embaixo de um viaduto há cerca de 22 anos. No grupo de Acesso III, no qual a escola se encontra, as escolas não podem desfilar com carro alegórico, apenas com os componentes e dois tripés. Neste ano, assim como em outros, a Iracema vai para a avenida com um desfile econômico, com fantasias recicladas e doações.
"A diretoria tem que ter um jogo de cintura para fazer a coisa bonita acontecer, não gastar muito e não se endividar, a gente é uma escola que, graças a Deus, tem o nosso CNPJ limpo."
Além de jogo de cintura, é preciso fôlego para aguentar o ritmo intenso. Na segunda-feira (13), o 💥️g1 entrou em contato novamente com Toninho para tentar marcar uma visita ao barracão da escola, mas mais uma vez o presidente estava na correria para finalizar os ajustes do desfile.
4 de 4 Toninho no ônibus. — Foto: Wagner Magalhaes/ Arte g1
Toninho no ônibus. — Foto: Wagner Magalhaes/ Arte g1
💥️Neste ano, os desfiles ocorrem em dois endereços:
💥️Vila Esperança - Rua Alvinópolis (ao lado da estação Vila Matilde, na Linha 3-Vermelha do Metrô)
Dia 18, sábado, a partir das 19h
Dia 19, domingo, a partir das 18h
Dia 20, segunda-feira, a partir das 18h
💥️Butantã - Avenida Eliseu de Almeida (ao lado da estação Vila Sônia, na Linha 4-Amarela do Metrô)
Dia 19, domingo, a partir das 19h
Dia 20, segunda-feira, a partir das 19h
O que você está lendo é [Presidente de escola de samba da última divisão de SP corre para conseguir desfilar: 'A gente se prepara com o que dá pa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments