A moeda internacional imposta pela Espanha por 3 séculos que serviu de modelo para o dólar

Real 'de a ocho' foi primeira unidade monetária globalizada da história moderna — Foto: Museu Arqueológico Nacional da Espanha/Divulgação via BBC 1 de 4 Real 'de a ocho' foi primeira unidade monetária globalizada da história moderna — Foto: Museu Arqueológico Nacional da Espanha/Divulgação via BBC

Real 'de a ocho' foi primeira unidade monetária globalizada da história moderna — Foto: Museu Arqueológico Nacional da Espanha/Divulgação via BBC

Foi uma moeda tão cobiçada que sua hegemonia no comércio mundial se estendeu por mais de 300 anos.

Ela precedeu a libra esterlina de ouro e o dólar dos Estados Unidos. Na verdade, os americanos basearam-se nesse modelo para desenvolver o dólar.

A moeda se chamava 💥️"real de a ocho" (também conhecido como "dólar espanhol"). Era fabricada, em grande parte, com prata do continente americano e foi a primeira moeda internacionalizada da história moderna.

E, até mesmo quando esse império entrou em decadência, a moeda espanhola continuou sendo uma das mais competitivas do mundo, estendendo sua supremacia até o final do século 19.

Com ascensão da Casa de Bourbon, monarquia espanhola começou a cunhar seus reais 'de a ocho' principalmente nos territórios americanos — Foto: Museu Arqueológico Nacional da Espanha/Divulgação 2 de 4 Com ascensão da Casa de Bourbon, monarquia espanhola começou a cunhar seus reais 'de a ocho' principalmente nos territórios americanos — Foto: Museu Arqueológico Nacional da Espanha/Divulgação

Com ascensão da Casa de Bourbon, monarquia espanhola começou a cunhar seus reais 'de a ocho' principalmente nos territórios americanos — Foto: Museu Arqueológico Nacional da Espanha/Divulgação

A origem desta moeda remonta à reforma monetária adotada pelos reis católicos da Espanha em 1497, após a chamada Reconquista e a chegada ao continente americano.

Essa reforma é mencionada nos livros de história como a "Pragmática de Medina del Campo" e estabeleceu o real, uma moeda de prata, como unidade de pagamento.

Mas só em meados do século 16, o "real de a ocho" começou a popularizar-se, impulsionado principalmente pelos reis espanhóis Carlos 1º (que reinou como Carlos 5º, na Alemanha) e Felipe 2º.

Esses dois monarcas representaram a etapa de maior protagonismo e expansão do Império Espanhol.

"Perto de 1535, foram criadas na América as primeiras casas da moeda, no México e em Santo Domingo [hoje, República Dominicana]. Com essa grande quantidade de prata, o real dos reis católicos irá se multiplicar: um real de a dois, três, quatro... porque a melhor forma de transportar a prata é em forma de moeda", explica o professor de história José María de Francisco Olmos, da Universidade Complutense de Madri, na Espanha, e pesquisador de numismática (estudo sob o ponto de vista histórico, artístico e econômico das cédulas, moedas e medalhas).

E, ao lado da onça — unidade de medida do ouro —, o real "de a ocho" formou o sistema de dois metais promovido pela monarquia espanhola.

"Entra na Europa esse rio de ouro e prata. Como todos concordam que é uma prata muito boa, ela começa a transformar-se na moeda de referência de todos os demais países", acrescenta Olmos.

Real 'de a ocho' foi primeira moeda a circular nos cinco continentes — Foto: Getty Images via BBC 3 de 4 Real 'de a ocho' foi primeira moeda a circular nos cinco continentes — Foto: Getty Images via BBC

Real 'de a ocho' foi primeira moeda a circular nos cinco continentes — Foto: Getty Images via BBC

No século 18, o real "de a ocho" consolida-se como 💥️moeda global, com a chegada da casa de Bourbon após a Guerra de Sucessão, um conflito internacional que envolveu as potências europeias em busca do controle do trono espanhol.

A Espanha concentrou-se posteriormente nas suas colônias no continente americano. Depois de assumir o controle da Real Casa da Moeda do México — que, até então, era uma concessão —, a metrópole ordenou a modernização das suas máquinas de cunhagem de moedas.

Ela também ficou conhecida como a "colunária", pois continha a impressão das colunas de Hércules (representando o estreito de Gibraltar) e, entre elas, os dois hemisférios do planeta, representando a expansão do Império Espanhol.

Especialistas em numismática consideram essa moeda uma das mais belas e esplendorosas já cunhadas.

Essa nova versão alcançou sucesso particularmente na bacia do Pacífico, onde o comércio funcionava até então com um sistema de um único metal com base na prata, segundo Francisco Olmos.

"Nos séculos 15 e 16, o comércio do Atlântico era importante. Mas, a partir de determinado momento, o comércio do Pacífico adquire importância igual ou maior", explica o historiador. "Ali está a América, no centro, com suas minas, com suas moedas, que podem seguir tanto para o Atlântico quanto para o Pacífico."

Transportado pelo famoso Galeão de Manila, navio que ligou o porto de Acapulco, no México, às Filipinas por mais de 250 anos até 1815, o real "de a ocho" foi introduzido na Ásia. Lá, ele foi aceito como moeda própria na China, no Japão, na Coreia e na Índia, entre outros países.

Captura de uma frota espanhola carregada de prata por um esquadrão de 24 navios da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais em Havana (Cuba), em 1628 — Foto: Getty Images via BBC 4 de 4 Captura de uma frota espanhola carregada de prata por um esquadrão de 24 navios da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais em Havana (Cuba), em 1628 — Foto: Getty Images via BBC

Captura de uma frota espanhola carregada de prata por um esquadrão de 24 navios da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais em Havana (Cuba), em 1628 — Foto: Getty Images via BBC

A moeda de prata espanhola também foi aceita nos domínios em expansão do Império Britânico nos séculos 18 e 19. Ela se popularizou com o nome de Pillar Dollar ("dólar das colunas"), em referência às colunas de Hércules no desenho do século 18.

Devido à escassez da moeda britânica, as autoridades coloniais australianas da época encomendaram a importação de cerca de 40 mil reais espanhóis, que foram "furados" e duplicaram o número de moedas disponíveis.

A moeda também ficou conhecida como "dólar espanhol" e atingiu a mesma popularidade nas 13 colônias britânicas da América do Norte. Lá, era mais fácil conseguir o dólar espanhol do que as próprias moedas britânicas.

Até mesmo durante a decadência do Império Espanhol, o real "de a ocho" continuou sendo uma moeda cobiçada pelo mundo.

Nos anos anteriores e posteriores à sua independência na década de 1770, os Estados Unidos começaram a desenhar sua própria moeda, com base no modelo das divisas imperiais espanholas. Os revolucionários americanos chegaram a financiar seu movimento emitindo papel-moeda garantido por reais espanhóis.

Acrescente-se a este fato uma teoria bastante aceita sobre a origem do cifrão ($). Acredita-se que ele provenha da união das duas colunas de Hércules e da transformação das letras P e S, que podem fazer referência tanto à palavra "peso" quanto à expressão "Plus Ultra", que acompanha o brasão da monarquia espanhola.

As guerras napoleônicas e a independência das províncias espanholas no continente americano marcaram o início da queda da moeda espanhola. Quando perdeu o controle das minas de prata americanas e suas casas da moeda, a Espanha ficou sem poder continuar a produzir o que era seu principal produto de exportação.

Mesmo com o colapso do império, o real "de a ocho" continuou sendo uma moeda competitiva até o final do século 19.

E não serviu apenas de modelo para o dólar americano. O dólar canadense, o tael chinês, o won coreano e, é claro, as moedas das repúblicas americanas que nasceram da independência das colônias espanholas basearam-se no mesmo modelo para sua consolidação.

Por tudo isso, seja a bordo dos galeões espanhóis ou saqueado pelos piratas, o real "de a ocho" atravessou "mundo e mares" ao longo de três séculos para tornar-se a moeda precursora da economia global que conhecemos atualmente.

O que você está lendo é [A moeda internacional imposta pela Espanha por 3 séculos que serviu de modelo para o dólar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...